top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Como ajudar os filhos nos TPC’s

Os Trabalhos para Casa (TPC) são importantes para os alunos, na medida em que os ajudam a consolidar o que apreenderam nas aulas e a desenvolver hábitos de estudo, essenciais ao longo do seu percurso académico.


Alguns pais são mais resistentes em auxiliar os filhos na hora de realizarem os TPC’s pois acham que não lhes compete ou porque não se sentem seguros em relação aos conteúdos a estudar.


A questão é que “ajudar” não significa fazer os TPC’s por eles, mas apoiá-los a fazerem o seu melhor.

O papel dos pais, neste, domínio pode efetivar-se de várias formas. Por exemplo:


1. Ajudar a criar um lugar específico para o filho estudar: sossegado, com boa iluminação, com o mínimo de distrações, com o material organizado e próximo do mesmo.


2. Acordar com o filho um horário regular para estudar/fazer os TPC’s: de acordo com o horário das aulas e das atividades extracurriculares. Antes de iniciar os TPC’s é importante a criança/o jovem fazer um pequeno lanche e ir ao WC. É importante que este horário se torne uma rotina para si próprio.


3. Remover distrações: eliminar o uso do telemóvel e da internet, durante o estudo. Dependendo da criança/do jovem, é favorável a opção entre o silêncio ou o estudo com música tranquila, sem letra, apenas a melodia.


4. Resistir ao impulso de responder pela criança/pelo jovem. É importante aprender com os erros e responsabilizar-se pela própria aprendizagem e por aprender a aprender.


5. Manter-se disponível para interpretar instruções, oferecer orientação, responder a perguntas e rever o trabalho final (não sendo necessário estar ao seu lado, enquanto faz os TPC’s).


6. Evitar dizer o “vai estudar” e antes ensiná-lo a estudar: ler parágrafo por parágrafo, retirar a principal ideia e escrevê-la num caderno para o efeito. Em seguida ler em voz alta o que resumiu e certificar-se que compreendeu.


7. Não esperar ou exigir perfeição. Sempre que a criança/o jovem mostrar o que fez, mostrar interesse e elogiá-la(o) pelo seu esforço.


Fonte: Ajudar nos TPC - Escola SaudávelMente (escolasaudavelmente.pt)

48 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A homossexualidade é uma orientação sexual que, muitas vezes, é descoberta durante a adolescência. É importante que os pais e professores estejam preparados para lidar com esta questão e sejam capazes

A mentira, seja maior ou mais pequena, mais ou menos inocente, não deixa de ser uma mentira. Este é um procedimento transversal à maioria das crianças. Expressões como “Não fui eu…”, “A culpa não é mi

bottom of page