top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Como estimular o gosto pela leitura em tempo de férias

No tempo de férias, é normal os pais não saberem como fazer com que os filhos passem o seu tempo de ócio com qualidade.

A opção mais fácil e, para a maioria, inevitável, é permitir que eles despendam esse tempo conectados aos ecrãs. Como é referido em artigos anteriores, essa escolha acarreta o risco de reiterar a dependência dos ecrãs, condicionar o contacto físico entre as crianças e potenciar a sua agressividade e intolerância à frustração.


Uma boa alternativa à opção pelo uso dos ecrãs é a prática da leitura.


“A leitura ajuda a não perder o ritmo da aprendizagem; é uma boa opção para os dias chuvosos; pode desencadear boas conversas e novas brincadeiras em família; permite viajar sem sair de casa”. Quem o afirma é Cristiane Mateus, editor literário que, em tempo de férias, considera um forte aliado para melhorar o convívio entre pais e filhos.


Neste contexto, pode ser necessário que, antecipadamente, os pais devam ler o livro que vão aconselhar aos filhos para ler.


Assim, ao conhecerem ambos o mesmo livro, podem gerar-se diálogos de opinião enriquecedores para ambas as partes.


A escolha do livro para ler também é fundamental pois ao escolher um bom livro, os filhos verão estimulada a formação do hábito de leitura, promovida a sua imaginação e ativadas as competências de expressão e regulação emocional.


Perante esta intenção, a questão que se coloca é “Como incentivar a leitura nas férias, sobretudo para as crianças/os jovens que não possuem um gosto particular por esta prática?”. A professora e consultora literária Marta Morais da Costa, apresenta algumas dicas que irão incentivar o hábito da leitura nas férias.


1. Ser um bom mediador de leitura, um elemento motivado, apaixonado e que compreenda a leitura e que conheça livros que possam estimular o gosto pela leitura das crianças.


2. Educar pelo exemplo, lendo para as crianças, passando tempo com elas, à medida que lê o seu próprio livro e convidando-a a ler o seu próprio livro. A presença efetiva de um leitor adulto a ler para uma criança é muito eficaz para promover o seu gosto pela leitura, tal como a influência de amigos que gostem de ler.


3. Dedicar tempo para a leitura, individualmente ou em família.


4. Respeitar o gosto da criança. Ao considerarem que os filhos leiam apenas o que é bom na visão dos pais, os adultos correm o risco de diminuir o gosto pela leitura das crianças e, sobretudo dos adolescentes.

50 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como pode a escola formar alunos felizes?

A escola desempenha um papel crucial na formação de alunos felizes, não apenas fornecendo conhecimento académico, mas também promovendo competências sociais, emocionais e pessoais. Várias são as estra

Como gerir a pressão nos períodos de avaliação

Os períodos de avaliação representam um momento inquietante para os alunos e gerador de uma sintomatologia ansiogénica inevitavelmente prejudicial. Lidar com a pressão nos períodos de avaliação é desa

bottom of page