• Joana Bastos

Grita muito e fica frequentemente rouco?

É muito comum depararmo-nos com gritos de crianças aquando do intervalo no recreio da escola. Estes gritos são uma manifestação de alegria, brincadeira e de comunicação entre as crianças. No entanto, a voz nem sempre consegue recuperar deste abuso vocal. Desta forma, surge a rouquidão.


São muitos os abusos e maus usos vocais que poderão causar rouquidão, além do grito, tais como:

· Falar muito alto,

· Falar durante muito tempo e sem beber água,

· Sussurrar,

· Falar rápido demais sem respirar corretamente,

· Imitar vozes ou sons,

· Pigarrear ou tossir,

· Dar gargalhadas altas,

· Beber bebidas geladas ou muito quentes.


Estes abusos e maus usos vocais, quando associados, aumentam a probabilidade de a voz não conseguir recuperar e por isso desenvolver nódulos (quistos) nas cordas vocais. Um dos sintomas para os nódulos vocais é precisamente o aparecimento da rouquidão.


Quando a rouquidão persiste durante 15 dias, dever-se-á solicitar uma avaliação ao Médico Otorrinolaringologista, a fim de observar as cordas vocais e perceber qual a causa da rouquidão, uma vez que poderão ter formado nódulos nas cordas vocais.

Caso estejamos perante um diagnóstico clínico de nódulos nas cordas vocais, dever-se-á iniciar o acompanhamento em consulta de Terapia da Fala a fim de trabalhar a consciencialização dos bons hábitos vocais a adquirir e dos maus hábitos e abusos vocais a eliminar, assim como um conjunto de exercícios vocais para reabsorver os nódulos vocais.


Quando a rouquidão dura menos de 15 dias consecutivos, dever-se-á consciencializar a criança para não gritar, não falar muito alto, não falar durante muito tempo sem beber água, não sussurrar, não imitar vozes ou sons, não pigarrear ou tossir, não dar gargalhadas altas e não beber bebidas geladas ou muito quentes. A criança deve, por isso, falar baixo, devagar e respirar corretamente, e assim cuidar da sua voz que é tão importante para comunicar e brincar com os seus amigos.

128 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Nem sempre é fácil os alunos concentrarem-se na sala de aula e, mesmo sendo bons alunos, por vezes, essas dificuldades fazem-nos sentir frustrados! Fatores como aulas mais ou menos aborrecidas, conteú

A voz é muito importante para o professor, uma vez que o professor é um profissional da voz por excelência. O professor utiliza a voz para ensinar, orientar os alunos, demonstrar atenção e carinho, e

Os hábitos orais de uso da chupeta, do biberão e a sucção digital (chuchar no dedo) são hábitos de sucção não nutritiva e estão interligados com a satisfação afetiva, conforto e segurança da criança,