top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Preparar as crianças para a chegada de Natal

A época que antecede o Natal, conhecida pela religião católica como o Advento, é também uma oportunidade para todos prepararem a chegada de um momento tão especial!


Particularmente para as crianças, o Natal é uma época de sonhos, magia e fantasia e cabe aos pais e adultos cuidadores, ajudá-las a viver essa época da forma mais amorosa e compassiva.


São várias formas de o fazer, gerando bem-estar entre os participantes:


1. Construir uma Coroa de Natal. A Coroa, em forma de círculo, simboliza a Vida e a Esperança. Acender/Ligar uma vela (com os mais pequenos, a pilhas), em cada fim de semana, é uma oportunidade para repensar com os mais novos, como cada um pode fazer da semana que vem uma semana feliz.


2. Construir um calendário de Natal. Construir um calendário e decorá-lo com as crianças, recorrendo a papéis coloridos, lápis de cor, marcadores e guaches. No final de cada dia cada um escreve uma ação positiva que tenha feito.


3. Contar histórias alusivas ao Natal. Os contos de Natal são uma boa oportunidade para transmitir valores como a partilha, a bondade, a generosidade, o perdão e o Amor. Contar uma história de Natal com regularidade às crianças é uma ideia para passar momentos mágicos em família.


4. Ajudar crianças e adultos necessitados. Embora deva ser um procedimento frequente ao longo do ano, que, pelo menos no Natal, as pessoas mais desfavorecidas que, que muitas vezes estão tão perto, se tornem visíveis e sejam visitadas, escutadas, mimadas e se sintam importantes na vida de quem as acolhe, no seu coração.


5. Elaborar e enviar cartões de Natal. Mesmo com a predominância das plataformas digitais, enviar e receber postais, via CTT, ainda é muito especial. Os pais podem ajudar as crianças a elaborarem os próprios postais e prepararem-nos para enviar para as casas dos avós, tios, primos e amigos.


6. Na noite de Natal, decorar a mesa de Natal com anjos, estrelas, presentinhos ou outros objetos, elaborados pelas crianças.

43 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Uma escola que respeita as crianças

A Saúde Mental é um tema que tem sido abordado transversalmente nos vários contextos humanos, talvez porque a sua fragilidade também seja cada vez mais notada nesses contextos. Particularmente com os

Qualificar o tempo

Com a azáfama do dia a dia, o tempo torna-se um valor escasso. E esta escassez é sentida no cuidado próprio e no cuidado com os outros. Especificamente com os pais, mesmo cumprindo o “transporte” dos

Bullying: o olhar do agressor

O Bullying continua a estar presente nas escolas e parece mais forte e imprevisível. São cada vez mais as ações de sensibilização, as diretrizes de atuação e os manifestos da comunidade. O texto que s

bottom of page