Para uma mudança pessoal de sucesso, não basta uma intenção ou deixar de lutar contra si próprio. Claro que, como foi referido no artigo anterior, antes de qualquer mudança, é necessário que sejam dadas tréguas a si próprio.
Contudo, em seguida, outros passos são importantes para se efetivar essa mudança e congratular com o resultado da própria ação. Esses passos de mudança são:
- Vigiar-se. Estar em atenção plena, atento aos padrões comportamentais instalados para os antecipar. Afinal, a melhor forma de criar o futuro é prevê-lo. Por exemplo, a mudança de controlo de impulsos passa pela atenção aos primeiros sinais corporais anteriores à emoção associada ao comportamento impulsivo (ex. aumento do ritmo cardíaco, sudorese das mãos…)
- Parar, fechar os olhos e respirar profunda e conscientemente, aguardando que a reação acalme. A uma ação antecede-se uma emoção por isso, criar um momento de pausa é muito importante para que o cérebro se mantenha ativo e neutralize a efusão emocional e assim ser avaliada a situação com clareza, as opções possíveis e a escolha pela mais adequada.
- Questionar-se sobre a necessidade da reação emocional expressa. A quietude e a tranquilidade emocional permitem o autoquestionamento sobre a necessidade de se desenvolver essa reação emocional. Desta forma, o cérebro lógico é ativado e são analisadas as opções e é criada a oportunidade de ser introduzido um novo hábito.
O sucesso na implementação destes passos, com vista à mudança pessoal depende da posterior consolidação, da persistência e da disciplina na sua implementação. Somos um animal de hábitos só com a repetição de novos comportamentos se consegue implementar a mudança.
Comentários