top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

O conceito de liberdade para os jovens da atualidade


“Nasci p’ra ser livre, mas preciso saber p’ra onde voltar.

Gosto do meu aconchego, do meu porto-seguro, da minha paz. E encontro tudo isso na minha família.

Descobri, também, que o amor só vem quando a começamos a usufruir da própria companhia…”


O conceito de liberdade para os jovens da atualidade pode ser bastante amplo e variado, dependendo das perspectivas individuais e culturais de cada pessoa.


No geral, a liberdade, para os jovens, pode ser entendida como a capacidade de tomar decisões e agir de acordo com as próprias vontades e desejos, sem serem excessivamente limitados ou reprimidos por autoridades externas, como pais, professores ou instituições sociais.


Para os jovens, a liberdade pode ser vista como uma forma de explorar novas possibilidades e experiências, ensejar diferentes identidades e expressões pessoais e estabelecer relações de igualdade entre os pares. Por outro lado, a liberdade também pode ser vista como uma responsabilidade, já que implica a necessidade de fazer escolhas informadas e lidar com as consequências das suas próprias decisões.


O que fazer para promover o sentido de liberdade consciente nos jovens?


De um modo geral, é importante que os jovens sejam encorajados a explorar a sua própria liberdade e tomar decisões independentes, tal como é fundamental que sejam orientados e apoiados por adultos responsáveis e por instituições sociais que possam disponibilizar recursos e direcionamento adequados para garantir a sua segurança e o seu bem-estar.


46 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A primavera chegou! Como “viver ao sabor” da estação

A primavera chegou e com ela o sol (embora nem sempre manifestado nos últimos tempos), os dias maiores, o despertar de alguns animais e o colorido das flores. Sendo nós parte integrante da Natureza e

Comments


bottom of page