top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

O (des)gosto pela escola

O tempo passado na escola e as tarefas a ela associadas ocupam grande parte da vida das crianças e dos jovens.


A escola é uma boa oportunidade para conhecer várias áreas da vida e do mundo, para estar com os amigos, para trabalhar a criatividade… Contudo, nem sempre o entusiasmo está presente.


Então, não pouco frequente surgem expressões como: “A escola é chata!”, “Não gosto da escola”, “Não quero ir para a escola”…


É importante ir à escola e esta é um facto com o qual há que saber lidar. Ir à escola ajuda a construir o futuro de cada um, mesmo quando esta é aborrecida ou muito difícil. Os alunos têm como desafio aprender a torná-la um pouco melhor e divertirem-se enquanto lá estão.


Vários e válidos são os motivos que justificam o desgosto dos alunos pela escola: quando há um bully que permanentemente incomoda e ameaça, pelos amigos que desiludem e deixam de ser amigos, pelos professores pouco entusiastas na dinâmica das suas aulas, pela dificuldade de alguns conteúdos escolares e pela quantidade de matéria ser inversamente proporcional à capacidade de gestão do tempo escolar.


Então, antes de mais, importa refletir sobre o(s) motivo(s) que diminuem o gosto dos alunos pela escola para, depois, unir forças e resolver esse(s) problema(s).


Por onde começar para resgatar o gosto pela escola?


1. Falar com alguém em quem se confie e sinta seguro sobre os problemas com a escola (pai, mãe, professor, psicólogo da escola…).


2. Diariamente, desenhar ou escrever sobre o que sente em relação à escola, preferencialmente num caderno ou num diário. É terapêutico escrever sobre o que se sente, para assim diluir as emoções mais fortes e organizá-las.


3. Quando os constrangimentos face a escola estão relacionados com os conteúdos a aprender é aconselhável pedir ajuda aos professores ou ao Psicólogo da escola que irá encaminhar para um profissional indicado.


Acima de tudo, é desaconselhável não deixar os problemas arrastarem-se durante muito tempo. Quanto mais cedo forem partilhados e resolvidos, mais fácil se torna a sua resolução e mais rapidamente é resgatado o gosto pela escola!


65 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A primavera chegou! Como “viver ao sabor” da estação

A primavera chegou e com ela o sol (embora nem sempre manifestado nos últimos tempos), os dias maiores, o despertar de alguns animais e o colorido das flores. Sendo nós parte integrante da Natureza e

bottom of page