top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

O ensino organizado por semestres: principais vantagens

Atualmente, o ano letivo português está organizado semestralmente.


Embora, como todas as mudanças, requeira um reajuste com alguns condicionalismos, o processo de ensino e a avaliação tornam-se mais focados no aluno. A avaliação do aluno não se centra apenas nos resultados dos testes, mas é mais holística e resultante de vários momentos (e não apenas de dois).


Se por um lado, os alunos possam queixar-se do aumento do número de trabalhos, projetos ou questões de aula, por outro, o peso da avaliação dos testes, distribui-se segundo vários critérios. Este tipo de avaliação confere, ao aluno, maior responsabilidade e capacidade na gestão do tempo e das tarefas a realizar. Trata-se, também, de uma avaliação que considera, com maior ponderação, as life skils, tão importantes para a formação de seres humanos e futuros profissionais de sucesso. Desta forma o conhecimento do professor sobre o aluno aumenta e a apreciação é mais ponderada e regulada.


O sistema de avaliação organizado em três períodos não é distribuído equitativamente, já que os dois primeiros períodos são maiores e o terceiro normalmente muito curto, com muitos conteúdos para serem cumpridos e com as exaustão e desmotivação, e o respetivo desinvestimento dos alunos no processo de aprendizagem.


Já a organização semestral permite que haja mais tempo para trabalhar com os alunos, através dos projetos, mas também para recuperar de eventuais dificuldades.


Esta nova organização avaliativa enobrece a avaliação qualitativa, a par da avaliação quantitativa e distribui-se em vários momentos, tornando a avaliação efetivamente contínua. A avaliação semestral implica, também, o investimento em trabalhos de grupo, projetos e atividades experimentais.


Em suma, esta nova organização curricular dá mais oportunidades aos alunos, no seu processo de aprendizagem e os professores têm mais tempo para recolherem evidências de avaliação dos seus alunos.


706 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como pode a escola formar alunos felizes?

A escola desempenha um papel crucial na formação de alunos felizes, não apenas fornecendo conhecimento académico, mas também promovendo competências sociais, emocionais e pessoais. Várias são as estra

Como gerir a pressão nos períodos de avaliação

Os períodos de avaliação representam um momento inquietante para os alunos e gerador de uma sintomatologia ansiogénica inevitavelmente prejudicial. Lidar com a pressão nos períodos de avaliação é desa

bottom of page