O Espelho Distorcido: Quando as redes sociais abalam a essĂȘncia dos nossos filhos
- Diamantina Moreira
- 5 de mai.
- 3 min de leitura
Uma das mais difĂceis visĂ”es para os pais Ă© perceber que no seu filho/a a alegria, o brilho nos olhos, a confiança estĂŁo a desaparecer aos poucos.... Sim, Ă© verdade, pode ser devido a muitas razĂ”es. Mas nĂŁo podemos deixar de lado que uma das razĂ”es Ă© o excesso e mĂĄ utilização das redes sociais e jogos pouco educativos. Nesta era digital, rapidamente a autoimagem, autoconceito, autoestima, autoconfiança sĂŁo abalados, em casos mais extremos, destruĂdos.Â
Se esta é uma preocupação que ressoa em si, saiba que não estå sozinho e que existem caminhos para ajudar o seu filho a navegar neste mundo com mais segurança. Mas não se esqueça, pode ser necessårio recorrer a um especialista para ajudar o seu filho/a a superar estes desafios.
Imagine o feed interminåvel das redes sociais como um desfile constante de vidas aparentemente perfeitas, corpos irreais e sucessos instantùneos. Para um jovem em formação, com a sua identidade ainda em construção, esta exposição constante pode ser avassaladora, gerando comparaçÔes dolorosas e uma sensação de inadequação.
O Impacto Silencioso
Os comentĂĄrios, gostos e afins, assim como os seguidores tornam-se, muitas vezes, mĂ©tricas de valor pessoal. A ausĂȘncia deles ou a comparação com o nĂșmero de outros podem gerar ansiedade, insegurança e uma busca incessante por validação externa.Â
Muito bem, face a esta consciĂȘncia, o que podemos fazer? Deixo-vos aqui algumas estratĂ©gias.
Dialogar: O primeiro passo Ă© criar um espaço seguro para que o seu filho/a se sinta Ă vontade para partilhar os seus sentimentos e experiĂȘncias online. Tente perceber que plataformas utiliza, e como se sente ao interagir com elas. Neste momento, o importante Ă© escutar ativamente e validar as emoçÔes.
Promover a literacia digital e o pensamento crĂtico:Â deve ajudar o seu filho/a a entender que muitos dos conteĂșdos que visualiza na internet nĂŁo sĂŁo reais, muitas das vezes as fotos sĂŁo editadas e que certos momentos que sĂŁo partilhados, nĂŁo passam de uma pequena parte da realidade. Outro aspeto importante: o nĂșmero de seguidores nĂŁo define o valor da pessoa.
Focar nas qualidades intrĂnsecas: é importante que o foco seja desviado da aparĂȘncia e da necessidade constante de validação por parte dos outros. Valorize e incentive o seu filho/a a valorizar as suas qualidades internas: os seus talentos, a sua bondade, a sua inteligĂȘncia, os seus valores.
Incentivar a autenticidade: Ajude o seu filho a valorizar a sua individualidade e a expressar-se de forma autĂȘntica online e offline. Mostre-lhe que ser diferente Ă© uma força e que a verdadeira conexĂŁo surge da honestidade e da vulnerabilidade.
Limitar o tempo de exposição: jĂĄ noutros artigos falei da importĂąncia de limitar o tempo nas redes sociais, de promover atividades que desenvolvam o bem-estar fĂsico e mental.
Promover a consciĂȘncia das emoçÔes: cada vez Ă© mais importante trabalhar as emoçÔes, quer nas crianças, adolescentes e em nĂłs, adultos. EntĂŁo, trabalhar com o seu filho/a a identificar e a gerir as emoçÔes que sente ao utilizar as redes sociais Ă© fundamental. As pausas sĂŁo importantes e em certos casos, a ajuda de um profissional pode ser necessĂĄrio.
Celebrar a diversidade e a inclusĂŁo:Â incentive o seu filho a seguir contas que promovam a diversidade, a inclusĂŁo e mensagens positivas sobre a autoimagem. Mostre-lhe que existem comunidades online que valorizam a autenticidade e o respeito.
Estar atento aos sinais de alerta: é relevante estar atento aos sinais de mudança de comportamento, atitudes, håbitos e problemas com sono. Se necessårio procure ajuda profissional.
Reforçar o amor incondicional: de todas as estratĂ©gias aqui referidas, sem dĂșvida que a mais importante, a que estĂĄ no topo dos topos Ă© dar a saber e demonstrar ao seu filho/a o amor e aceitação incondicional que sente por ele/ela.Â
Lembre-se, o espelho mais importante é o seu olhar de amor e aceitação.
Pense nisso.