O meu filho é demasiado tímido, o que faço para ter mais confiança social
- Diamantina Moreira
- 13 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de ago.
É bastante complicado ver o nosso filho a encolher-se atrás de nós, a evitar falar com adultos ou crianças. Este assunto é bastante real para muitas famílias e a grande questão é: "que estratégias posso utilizar para o ajudar a ganhar confiança social e autoestima?" Não podemos abordar a questão simplesmente sendo uma questão de personalidade. Temos que analisar a situação para que as oportunidades e bem-estar mental da criança não sejam afetadas.
É importante compreender que a timidez não é um defeito, mas sim uma característica do temperamento, uma tendência natural para ser mais cautelosa em situações e contextos que desconhece ou não se sente tão à vontade. Não devemos forçar a criança a "deixar de ser tímido" mas sim criar um ambiente seguro e de apoio onde a criança tenha oportunidade de construir a sua coragem, com calma, ao seu próprio ritmo.
Em muitos casos a timidez surge pelas seguintes razões: modelo parental, experiências negativas, falta de competências sociais, medo de julgamento.
Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para ajudar a construir a confiança:
os pais ou educadores serem um modelo de sociabilidade
elogiar o esforço, não o resultado
validar o sentimento, não forçar a ação
não rotular a criança
ensinar competências sociais de forma prática
elogiar cada comportamento e cada passo positivo que a criança conseguiu.
A timidez é uma parte do desenvolvimento da criança, e não algo a ser "curado". Ao darmos à criança o espaço, o apoio e as ferramentas de que precisa, estamos a ajudá-la a transformar a sua timidez em força.
Não se acanhe. Pense nisso.