Os “testes de avaliação” estão aí e todos os Ciclos de ensino não escapam aos “exames”.
Qualquer época de avaliação é um desafio para as crianças, os jovens e os pais, dependendo a sua intensidade da forma como a percecionam. Nesta época, geralmente, os alunos tendem a ficar mais irritados, enfadados e desanimados e os pais preocupados com a sua dedicação e o seu resultado nesta época de avaliação.
Cada criança/jovem perceciona de forma diferente esta época e a pressão a ela associada, gerando nalgumas, maior stresse ou ansiedade a partir do medo de falhar, de pensamentos negativos, pelas expectativas dos pais, pela baixa autoconfiança ou pelo perfecionismo.
Precisamente porque esta é uma época potencialmente geradora de sofrimento e nem todas as crianças expressam abertamente o que sentem em relação aos testes/exames, os pais devem estar atentos a alguns sinais.
Alguns desses sinais, reflexo da “familiar” ansiedade face os testes são:
· Falta de autoconfiança, através de expressões “não vou conseguir”, “vou ter negativa a tudo”;
· Isolamento dos amigos;
· Sintomas físicos como cefaleias, aperto no peito, náuseas, perturbações gástricas;
· Irritabilidade e frustração;
· Perturbações do sono (dificuldades em adormecer/acordar ou pesadelos recorrentes);
· Pensamentos negativos recorrentes.
Quando identificados estes sinais, torna-se mais fácil apoiar os filhos e ajudá-los a superar esta época mais desafiante, adotando algumas medidas específicas, com a ajuda dos professores e de técnicos especializados.
Comments