top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Porque rir faz bem!

A boa disposição é uma competência que deve ser compartilhada entre cada vez mais pessoas, contribuindo para um estado crescente de felicidade e bem-estar.

Sorrir diminui a intensidade de emoções negativas e alivia a tensão, contribui para o relaxamento e, por isso, aumenta a longevidade.


À medida que crescem, os adultos desaprendem a rir, deixam de o fazer livre e espontaneamente e simplesmente desabituam-se a fazê-lo, enclausurando-se na sua bolha e escolhendo não sentir.


A questão é que, muito mais do que “abrir a boca para mostrar os dentes”, na perspetiva da Coach Infantil Sara Nunes, o riso representa um antidepressivo natural, com boas indicações físicas, mentais e emocionais; o riso é como uma estratégia de Consciência.


Plena no momento presente, que não permite pensar em nada, apenas sentir.

As crianças fazem-no naturalmente e várias vezes por dia, mas os adultos, pela sua saúde, deviam-no integrar no seu dia a dia, por vários momentos, e, na maioria das vezes, isso não acontece.


O riso tem benefícios físicos, mentais e emocionais para o ser humano, devendo, por isso, ser praticado quotidianamente. Fisicamente, o riso proporciona como que uma higiene do Sistema Respiratório, fortalece o Sistema Cardiovascular, oxigena o cérebro e as células do corpo e elimina as toxinas e calorias do organismo. Quanto aos benefícios mentais, rir funciona como um antidepressivo natural, na medida em que promove a libertação de endorfinas e serotonina, faz descer os níveis de stresse e estimula a criatividade.


Consequentemente, a pessoa alcança um bem-estar pessoal e social, vê aumentada a sua autoestima e sente-se motivada a estabelecer conexões com os outros.


Rir e fazer rir em casa, no trabalho e na escola é, sem dúvida, um dos melhores trunfos para superar os desafios do dia a dia!

95 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A Dança da Liberdade

Alexandra Gomes E porque nesta semana celebra-se a Liberdade, segue um poema dedicado ao privilégio que é viver em liberdade! A Dança da Liberdade No vasto campo da liberdade dançamos, Nossos passos l

A Liberdade e os Jovens da atualidade

“A verdadeira liberdade consiste apenas em fazer o que devemos fazer, sem sermos obrigados a fazê-lo” Jonathan Edwards Comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de abril é uma oportunidade significativa

bottom of page