top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Porque é importante dizer “não” aos filhos

Na atualidade, surgem cada vez mais educadores inquietos com a incapacidade das crianças em lidar com a frustração.


Se, com algumas crianças, a situação se prende com o perfecionismo inerente a si próprias, com outras, passa pela forma como os pais se colocam perante os “quereres” das mesmas.


Uma das premissas da educação é a importância do dizer “não” para o estabelecimento de limites. Esta também é uma das maiores dificuldades na educação parental. Não raramente, os pais consideram que dizer não aos filhos é algo negativo, prejudicial e oposto à formação da criança.


Na verdade, segundo o Psicólogo Luís Fabrício, saber dizer não é uma boa ferramenta para “impor limites naturais”, necessários à vivência quotidiana. Ao dizer não à criança, esta sentir-se-á naturalmente insatisfeita e frustrada, mas, sendo uma frustração controlada, não se transformará numa criança infeliz.


Nem sempre a colocação de limites acontece porque os pais sentem-se culpados ao colocá-los e acabam por ser permissivos em demasia, tentando compensar algo que pensam estar a faltar, através do excesso de presentes ou de alimentos pouco saudáveis.


A psicanalista (2020) Helena Barreto refere que dizer não é um ato de amor para com os filhos e, por isso, deve encorajar os pais a fazê-lo pois, desta forma, transformam-se em adultos capazes de enfrentar com maior grau de tolerância e resiliência, as frustrações ao longo da vida, transformando as situações negativas, em positivas e de aprendizagem. E assim se aprende a viver!

75 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como pode a escola formar alunos felizes?

A escola desempenha um papel crucial na formação de alunos felizes, não apenas fornecendo conhecimento académico, mas também promovendo competências sociais, emocionais e pessoais. Várias são as estra

Como gerir a pressão nos períodos de avaliação

Os períodos de avaliação representam um momento inquietante para os alunos e gerador de uma sintomatologia ansiogénica inevitavelmente prejudicial. Lidar com a pressão nos períodos de avaliação é desa

bottom of page