top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Professores motivados, alunos interessados

Uma das preocupações do pais e professores é o grau motivacional dos filhos/alunos na sala de aula. É frequente a falta de motivação neste contexto e a consequente frustração dos professores na sua prática pedagógica.


Segundo as Coachs Parentais, Ângela Coelho e Sandra Beltrão, antes de ponderar na motivação dos alunos e refletir sobre as estratégias a aplicar aos mesmos, importa cogitar na motivação dos professores, uma vez que um professor motivado é meio caminho andado para descobrir como motivar os alunos.


Neste sentido, as autoras identificam os seguintes pilares da motivação, importantes para o desenho de estratégias motivadoras em sala de aula.


Autonomia. A motivação está diretamente relacionada com a autonomia de poder decidir como, o quê e quando podem fazer o que precisam fazer. O professor pode singularizar a forma de lecionar o programa, no que concerne à ordem e à forma de apresentação (ser criativo nos materiais, nas estratégias e nos recursos que usa).


Mestria. Quando o professor sabe do que fala ou conhece bem o que faz, quando conhece os seus talentos, as suas capacidades e as suas conquistas, mais criativamente transmite os conteúdos de aprendizagem e maior é a probabilidade de motivar os seus alunos.


Sentido. Recordar o sentido do que o professor faz, refletir sobre a relação entre quem é e o propósito do ensino na sua vida, ajuda a validar o impacto que deseja ter na vida dos seus alunos e volta a dar sentido às suas tarefas profissionais, conectando-as com algo superior a si.


Em síntese, ao desenvolver em si a autonomia, recordar a sua mestria e refletir sobre o seu propósito profissional na sua vida, o professor inspira os alunos a sentirem maior autonomia, mestria na aquisição de conhecimentos e sentido no processo de aprendizagem.



35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A primavera chegou! Como “viver ao sabor” da estação

A primavera chegou e com ela o sol (embora nem sempre manifestado nos últimos tempos), os dias maiores, o despertar de alguns animais e o colorido das flores. Sendo nós parte integrante da Natureza e

bottom of page