top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Quando as crianças não querem dormir em casa do amigo…

Quando as crianças não querem dormir fora de casa, especificamente em casa de amigos, é muito importante abordar a situação com sensibilidade e compreensão. São várias as razões pelas quais uma criança pode estar relutante em passar a noite na casa de um amigo, por isso, seguem-se algumas dicas sobre o que os pais devem fazer:


1. Comunicar com a criança, sobre o motivo por que não quer dormir na casa do amigo, escutando-a ativa e empaticamente. Ela pode ter preocupações ou medos específicos que deseja compartilhar.


2. Respeitar os sentimentos da criança. Cada criança é única; o que é confortável para uma pode não ser para outra. Por isso, é importante respeitar os sentimentos da criança, sem julgamento.


3. Preparar a criança com antecedência. Mesmo quando a criança manifestar interesse em dormir na casa de um amigo e estiver nervosa, devem ajudá-la a preparar-se, ou seja, conversar sobre o que esperar, desde as rotinas, as atividades planeadas e os horários de dormir, por exemplo.


4. Promover a familiaridade. Pode ser interessante começar por realizar visitas mais curtas em casa dos amigos e não pernoitar para que ela se familiarize com o ambiente.


5. Conversar com os pais do amigo. Manter uma comunicação aberta com os pais do amigo. Estes podem fornecer orientações ou sugestões para a criança superar este desafio.


6. Não forçar a criança. Forçar a situação pode gerar ansiedade e desconforto.


7. Promover a independência gradualmente. À medida que cresce, a criança pode sentir-se mais confortável em passar a noite em casa de amigos. A criança deve ser incentivada a esta independência gradual, sendo respeitado o seu ritmo.


8. Está disponível para apoiar. Certificar-se que a criança pode contar com os pais para ir buscá-la a qualquer momento caso ela se sinta desconfortável em passar a noite em casa do amigo. Desta forma proporciona uma sensação de segurança na criança.


A relutância da criança em passar a noite em casa de um amigo é normal e é importante serem respeitos os seus sentimentos. O objetivo é criar um ambiente de apoio e comunicação aberta para que a criança se sinta mais à vontade, à medida que cresce e desenvolve as suas experiências sociais.

48 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como atuar quando as crianças têm pesadelos frequentes?

Como foi referido num artigo anterior, os pesadelos recorrentes em crianças podem ser causados por uma variedade de fatores, perante os quais é necessário atuar com sensibilidade e cuidado, de forma a

Comments


bottom of page