top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Quando o adolescente se desilude…consigo próprio


Quando um adolescente se desilude consigo próprio, tende a sentir-se frustrado, deprimido e desmotivado. Ele sente que não está a alcançar as próprias expectativas ou as expectativas dos outros em relação a si, o que pode levar a sentimentos de inadequação e baixa autoestima.


Esta autodesilusão é um sentimento comum entre os adolescentes, especialmente durante a transição para a vida adulta. Nesta fase, os jovens enfrentam muitas mudanças, desafios e pressões e têm expectativas muito altas para si próprios.


Ajudar um adolescente que está a vivenciar episódios dolorosos como este, significa ser um suporte emocional e de encorajamento.


De um modo geral, os pais, outros familiares e os amigos podem ajudar a recordar o adolescente das suas conquistas e dos seus pontos fortes, incentivando-o a definir metas realistas e alcançáveis.


É muito importante que o adolescente aprenda a lidar com o insucesso e a perceber que este é uma oportunidade de aprendizagem e evolução pessoal.


Especificamente, seguem-se algumas propostas para os pais ajudarem os filhos a lidar com a autodesilusão:


1. Oferecer suporte emocional: assegurar que os pais estão lá para ele e que é uma fonte de apoio incondicional. Estes devem escutar os sentimentos do filho e oferecer palavras de encorajamento e incentivo.


2. Ajudar a definir metas realistas: conversar com o adolescente sobre os seus objetivos e ajudá-lo a definir metas que sejam alcançáveis e realistas. É importante que o jovem perceba que o sucesso não acontece da noite para o dia e é preciso trabalho e dedicação para alcançar as suas metas.


3. Reconhecer as suas realizações: é importante que os pais reconheçam e elogiem as conquistas do adolescente, mesmo que sejam pequenas. Desta forma, o adolescente sente que está a progredir e aumenta a autoconfiança.


4. Ajudá-lo a lidar com o insucesso: em vez de criticar ou punir o adolescente pelas suas falhas, devem ajudá-lo a aprender com elas. Para isso devem ajudá-lo a identificar onde pode melhorar e desenvolver um plano para superar desafios.


5. Encorajar o adolescente a cuidar de si próprio: é importante que o adolescente cuide da sua saúde mental e física. Para isso ele deve ser incentivado a praticar exercício físico, dormir o suficiente e manter uma alimentação saudável. É igualmente importante que o adolescente encontre atividades que o ajudem a relaxar e a lidar com o stress (meditação ou prática de um hobby).


Se a desilusão persistir e o adolescente estiver a sofrer episódios contínuos ansiogénicos, pode ser necessária a ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta. Nesta situação, os pais podem ajudar o adolescente a encontrar um profissional de saúde mental adequado ou incentivar o adolescente a procurar ajuda.


61 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A Dança da Liberdade

Alexandra Gomes E porque nesta semana celebra-se a Liberdade, segue um poema dedicado ao privilégio que é viver em liberdade! A Dança da Liberdade No vasto campo da liberdade dançamos, Nossos passos l

A Liberdade e os Jovens da atualidade

“A verdadeira liberdade consiste apenas em fazer o que devemos fazer, sem sermos obrigados a fazê-lo” Jonathan Edwards Comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de abril é uma oportunidade significativa

bottom of page