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  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Regulação emocional das crianças: aprender a lidar com a raiva

A multiplicidade de emoções permite distingui-las entre positivas e negativas.


As emoções negativas – que provocam sensações desagradáveis e derivam de pensamentos negativos – tendencialmente geram atitudes menos corretas para com os outros. Por exemplo, é naturalmente comum sentir raiva, derivado de pensamentos negativos. No entanto, a forma como se demonstra essa emoção pode ser prejudicial para o próprio e para os outros.


As crianças, tal como os adultos, sentem raiva e nem sempre a expressam de forma mais adequada e salutar para si. Nestes casos, devem encontrar formas seguras de o demonstrar, não destruindo objetos, nem magoando ninguém, através de comportamentos ou palavras.


Quando sentem raiva, as crianças devem:


1º - Parar e afastar-se do local onde estão a sentir raiva;

2º - Fechar os olhos e respirar profundamente, durante 10 vezes;

3º - Identificar o que provocou a raiva;

4º - Conversar com alguém em quem confie sobre o que está a sentir, para que a possam ajudar;

5º - Se se zangou com alguém, deve dizer-lhe como se sente e porquê;

6º - Fazer um desenho ou escrever num papel, o que está a sentir.

No final, é fundamental que as crianças saibam e recordem da existência permanente de uma solução para os problemas e que, embora seja inevitável sentirem estas emoções, é possível e expectável que aprendam a regulá-las para o alcance do seu bem-estar!

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