top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Três “Presentes” dos pais para os filhos

Os pais, com todo o Amor que sentem pelos filhos, garantem que estes tenham acesso a tudo aquilo que precisam para estarem felizes e terem um desenvolvimento saudável.


O desafio surge quando, o que acham que os filhos precisam não corresponde ao que realmente precisam ou querem dos pais. Estes asseguram que não lhes faltem estímulos, diversão, brinquedos que não tiveram e oportunidades que não experienciaram, mas, esta torna-se uma dádiva em espiral crescente, por alimentar a insatisfação dos filhos e atenuar a culpa dos pais em não passarem mais tempo de qualidade com os petizes.

As crianças, na sua essência, desejam algo bem mais fácil de dar, só nem sempre o sabem como pedir. Segundo as psicólogas clínicas, Cátia Lopo e Sara Almeida:

  • Em primeiro lugar, as crianças querem Amor. Como é importante, o sentimento de pertença: ser importante na vida do outro, ser amado e acarinhado sendo como é! E as crianças não são exceção: aquilo que mais desejam é ter a certeza e sentir que o pai e a mãe as amam.

  • Em segundo lugar, as crianças querem segurança” …tal como os adultos, as crianças gostam de se sentir seguras e confiantes. Estes sentimentos resultam da vivência de uma relação tranquila, positiva e segura com os pais. Por isso, é tão importante que estes definam limites, digam que “não” de forma assertiva e manifestem o seu Amor, para que os filhos se sintam seguros e confiantes.

  • “Em terceiro lugar, as crianças querem presença”. As crianças precisam de sentir que o Amor, a Segurança e a Confiança que necessitam seja expresso através de momentos presentes de “sintonia, brincadeira e ligação emocional com os pais”. Desta forma é criada em si uma estrutura interna que faz sentirem-se felizes e emocionalmente fortes.


Baseados nestes princípios, mais importante do que o foco na dimensão do TER, é fundamental que os pais se dediquem a uma relação de qualidade dos filhos…algo mais simples do que o que os pais imaginam!

Artigo revisto e reorganizado a partir do texto: https://uptokids.pt/3-coisas-que-todos-os-filhos-precisam-dos-pais/

169 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como pode a escola formar alunos felizes?

A escola desempenha um papel crucial na formação de alunos felizes, não apenas fornecendo conhecimento académico, mas também promovendo competências sociais, emocionais e pessoais. Várias são as estra

Como gerir a pressão nos períodos de avaliação

Os períodos de avaliação representam um momento inquietante para os alunos e gerador de uma sintomatologia ansiogénica inevitavelmente prejudicial. Lidar com a pressão nos períodos de avaliação é desa

bottom of page