top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Viver no presente, ser grato pelo passado e preparar o futuro: um modo de vida, uma forma de educação parental


“Viver no presente, ser grato pelo passado e preparar o futuro” representa uma abordagem equilibrada e saudável para viver a vida e, sendo aplicada na educação parental, promove um ambiente familiar equilibrado e enriquecedor, onde os filhos crescem com valores fortes e habilidades para enfrentar e superar os desafios da vida.

 

Viver no Presente


Enquanto pais ativos na educação dos filhos, viver no presente com eles significa dedicar-lhes tempo de qualidade, estando efetivamente presentes nos momentos que passam juntos. Isto significa desligarem-se das distrações e focarem-se nas necessidades, nos sentimentos e nos interesses dos filhos. Esta prática não só fortalece o vínculo emocional como faz com que os filhos se sintam valorizados e escutados.


A prática do presente também se reflete nos momentos em que os pais encorajam as crianças a explorar o mundo ao seu redor, valorizando a aprendizagem diária e as descobertas que fazem. Isto pode ser feito através de brincadeiras, leituras conjuntas e atividades que despertem a sua imaginação, ajudando-as a apreciar o momento presente.


 

Ser grato pelo passado


Incorporar a prática da gratidão na rotina familiar, ajuda as crianças a reconhecerem e a agradecerem pelas coisas boas que têm e pelas experiências que viveram. Isto pode ser feito através de práticas simples como partilhar, no final do dia, o que cada membro da família é grato durante o dia.


Partilhar histórias sobre a família, incluindo atividades superadas e momentos de alegria ajuda as crianças a compreenderem a sua origem e a valorizarem o passado como parte da sua identidade.


 Os pais também devem encorajar as crianças a verem os desafios e erros passados como oportunidades de aprendizagem, ajudando-as a desenvolver uma mentalidade de crescimento.


 

Preparar o futuro


A preparação do futuro passa pelo ensino de competências sociais, financeiras e éticas e pela partilha de valores que ajudem as crianças a enfrentar o futuro com confiança. Os pais também devem encorajar os filhos a sonhar e a estabelecer metas para o futuro, mostrando-lhes a importância da planificação e do esforço contínuo para alcançar os objetivos. Isto pode ser feito através de trabalhos escolares, atividades extracurriculares ou mesmo conversas sobre os seus interesses e aspirações.


Preparar as crianças para o futuro, para os desafios futuros passa, assim pelo ensino da importância da persistência, do esforço e da capacidade de se adaptar às mudanças.



Esta abordagem de educação parental promove o desenvolvimento integral dos filhos, focando-se no presente para criar laços fortes, valorizando o passado para construir uma identidade sólida e preparando-os para um futuro cheio de possibilidades. Assim, os filhos crescem com uma base emocional e ética que os capacita a viver de maneira plena e significativa.

 

47 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page