top of page
  • Foto do escritorEncontros com a Educação

A primavera chegou! Como “viver ao sabor” da estação


A primavera chegou e com ela o sol (embora nem sempre manifestado nos últimos tempos), os dias maiores, o despertar de alguns animais e o colorido das flores. Sendo nós parte integrante da Natureza e uma vez que a chegada da primavera traz consigo uma energia renovada e uma sensação de renascimento após os meses frios do inverno, é tempo de viver de acordo com esta estação, aproveitando o clima mais quente, o renascimento da natureza e a sensação de crescimento e evolução!

 

Como tal, podemos viver ao sabor desta estação, adotando alguns comportamentos, em seguida apresentados, e assim viver em harmonia com esta época.

 

1. Desfrutar do ar livre: a primavera é uma época maravilhosa para passar tempo ao ar livre. É tempo de fazer caminhadas em parques, jardins botânicos ou percursos naturais para apreciar o florescimento das plantas, ou simplesmente passear pela vizinhança para observar as árvores floridas e ouvir os pássaros.

 

2. Cuidar/criar um jardim: a primavera é a estação perfeita para criar um jardim. Plantar flores coloridas, ervas aromáticas ou vegetais no quintal ou em vasos na varanda é terapeuticamente gratificante.

 

3. Ter uma alimentação sazonal: aproveitar os alimentos frescos e sazonais que estão disponíveis na primavera, incluindo uma variedade de verduras, legumes e frutas frescas, como morangos, espargos, ervilhas e folhas verdes.

 

4. Renovar a casa/o quarto: a primavera é tradicionalmente associada à limpeza e renovação. Aproveitar para fazer uma limpeza profunda na casa, livrando-se de objetos indesejados e organizando os espaços de forma eficiente. Abrir as janelas para deixar o ar fresco circular e trazer um pouco da natureza para dentro de casa com vasos de flores ou plantas.

 

5. Praticar atividades físicas ao ar livre: aproveitar o clima mais ameno para se exercitar ao ar livre, tal como correr, andar de bicicleta, fazer ioga no parque ou simplesmente fazer um piquenique num local tranquilo. A atividade física ao ar livre não só é benéfica para o corpo, mas também para a mente, ajudando a aliviar o stresse e melhorar o humor.

 

6. Apreciar os ritmos naturais: observar as mudanças à nossa volta conforme a primavera se desenrola; prestar atenção ao nascer e ao pôr do sol, às mudanças na flora e fauna e aos padrões climáticos. A conexão com os ritmos naturais traz uma sensação de calma e serenidade.

 

Viver de acordo com a estação da primavera é uma oportunidade de conexão com a natureza e celebração do ciclo da vida. Aproveitar ao máximo esta época do ano e permitir ser inspirado pela beleza e vitalidade que a primavera traz consigo, é uma prática benéfica para crianças, jovens a adultos.

23 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A Dança da Liberdade

Alexandra Gomes E porque nesta semana celebra-se a Liberdade, segue um poema dedicado ao privilégio que é viver em liberdade! A Dança da Liberdade No vasto campo da liberdade dançamos, Nossos passos l

A Liberdade e os Jovens da atualidade

“A verdadeira liberdade consiste apenas em fazer o que devemos fazer, sem sermos obrigados a fazê-lo” Jonathan Edwards Comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de abril é uma oportunidade significativa

bottom of page