A Rotina da Manhã sem Caos
- Diamantina Moreira

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Para muitas famílias, o período entre o despertar e sair de casa é comparável a um campo de batalha. Desde gritos, stress, sujar a roupa e ter que voltar a trocar, sensação constante de que se está sempre atrasado, apressar as crianças, sair finalmente de casa e voltar porque ficou algo esquecido, enfim.... a quem nunca aconteceu? É uma correria matinal que consome energia aos pais (contribuindo para um desgaste emocional) e a criança fica num estado de desregulação emocional. Portanto, nada vantajoso para ninguém.
Mas então, o que fazer para minimizar ou até mesmo eliminar este stress matinal? Planear, preparar. A melhor forma não é acelerar o processo pela manhã, mas criar uma estrutura previsível e suave que acalme o sistema nervoso de todos. Acredite, a calma da manhã é um investimento direto para o desenvolvimento da Inteligência Emocional do seu filho.
A Inteligência Emocional requer que a criança ou adulto esteja no seu "cérebro pensante" (córtex pré-frontal), e não no "cérebro reativo" (sistema límbico). A surpresa e a pressa ativam o stress e a reatividade.
É importante realçar que para as crianças mais sensíveis, este caos matinal, a desordem e a incerteza são encarados como uma ameaça. A criança necessita de antecipação, de saber o que se segue. O cérebro “não gosta” de transições abruptas. Aplicar o Mindfulness na rotina matinal permite estar presente em cada etapa, sem saltar para a próxima mentalmente.
Muitas vezes quando a criança não colabora, recusa-se, por exemplo, a vestir-se ou a tomar o pequeno-almoço, não significa necessariamente que estamos perante um desafio de poder, mas uma resistência à desregulação. A criança está a “lutar” contra a sensação de ser apressada, de estar cansada ou de não ter tido tempo para se conectar aos pais.
O segredo para evitar este caos e esta desregulação emocional está no planeamento e nas escolhas. Vamos analisar algumas estratégias:
Uma das estratégias que mais funciona é deixar preparado no dia anterior tudo o que for possível. Ao fazer isto pode trabalhar também a responsabilização da criança ao pedir-lhe a colaboração. Desta forma vai ocorrendo uma transferência gradual de responsabilidade para a criança.
O aviso pré-regulado: no próprio dia ir avisando a criança que tem mais X tempo para iniciar determinada tarefa. Pode usar um temporizador visual, desta forma ajuda a criança a regular-se de forma mais assertiva.
A técnica das escolhas limitadas: dar a possibilidade à criança de tomar decisões simples e rápidas que dão à criança o poder de escolha o que faz com que reduza rapidamente a oposição e a luta pelo controlo.
A rotina da manhã sem caos não é uma questão de sorte, mas de planeamento consciente e autorregulação adulta.
Ao aplicar estas estratégias e outras que considerem relevantes e funcionais, os pais estão a criar um ambiente mais seguro e tranquilo para a criança, o que lhes ensina a gestão de tempo de forma mais eficaz e fazer as transições com mais calma.
O investimento na serenidade matinal não termina quando se fecha a porta de casa; ele segue com o seu filho e com a sua própria calma ao longo de todo o dia.
Pense nisso. Experimente.


Comentários