top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Coaching Educativo: o que é e quais os benefícios*

“Nunca diga ao mundo que consegue fazer, mostre!”

(Hill, 2017)

O Coaching Educativo é uma metodologia que promove a autonomia pessoal no alcance dos objetivos pedagógicos e que trabalha com os encarregados de educação, com os pais, com os professores, com os auxiliares de ação educativa e com os alunos.


Especificamente no contexto escolar, o Coaching facilita a consciencialização do professor sobre a importância da empatia no processo de ensino-aprendizagem. Ao haver empatia entre o professor e o aluno, este vê aumentadas a motivação e a autonomia no seu trabalho, obtendo resultados escolares de excelência.


Segundo a Team Coach Tânia Madeira, atualmente verifica-se uma desconexão entre professores e alunos, entre os próprios alunos, entre alunos e encarregados de educação e entre os alunos e a escola. Esta desconexão justifica-se pela ausência de empatia com o aluno, o protagonista, o criador da história da humanidade no futuro.


Então, como criar empatia com o aluno, fazendo com que este tenha consciência das suas autoeficácia, atitude, motivação e ações?


O aluno deve ser consciencializado para o facto dos seus resultados escolares serem da sua responsabilidade – autorresponsabilização.


Esta consciencialização implica que o aluno reconheça os desafios como oportunidades de melhoria e que requerem a tão falada “disciplina” para os obter.


Quando é trabalhada com o aluno a metodologia de Coaching educativo, este:

- Conquista resultados de mérito e excelência;

- Melhora as suas capacidades e o seu comportamento em contexto pessoal e escolar;

- Reconhece as suas potencialidades e consciencializa-se da importância do cumprimento do currículo para o seu desenvolvimento;

- Tem interesse em aplicar o conhecimento adquirido, para desenvolver as suas competências, e;

- Tem uma atitude positiva no processo de ensino.


No final, é a atitude positiva do aluno que reflete pensamentos positivos, emoções positivas e comportamentos adequados, gerando resultados positivos. Quem tem uma atitude positiva, tem também maior facilidade em criar empatia com o outro. A partir daqui, o rendimento académico aumenta e é adquirido o sucesso pessoal, académico e, futuramente, profissional do aluno.

1.057 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O impacto do coaching nas escolas

O Coaching é uma ferramenta que ativa em cada um a definição e a consecução de objetivos e aplica-se em vários contextos, tem múltiplos destinatários e diverge em múltiplos objetivos. Especificamente

O “bom sinal” de ser distraído

Com a entrada no 1º ano de escolaridade é frequente ouvir comentários sobre a distração das crianças, sobretudo na sala de aula. A realidade é que, a capacidade de concentração não é espontânea; adqui

O regresso às rotinas

As férias estão a terminar e o regresso à escola e ao trabalho está a chegar. Regressar às rotinas, acordar cedo, cumprir horários, andar acelerado, é uma realidade pela qual quase todos passam e nem

bottom of page