top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Como criar memórias felizes na infância


A infância é uma fase do Desenvolvimento Humano que se inicia desde o nascimento até, aproximadamente, os 12 anos de idade.


Durante este período, a criança passa por um processo intenso de desenvolvimento, que envolve aspetos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.


Durante a infância, a criança aprende a explorar o mundo ao seu redor, desenvolver habilidades motoras e cognitivas, estabelecer relações sociais e emocionais e construir a sua identidade e valores. Esta fase é crucial para o desenvolvimento da personalidade e das habilidades cognitivas e sociais, sendo um período em que a criança está aberta a novas experiências e aprendizagens.


De um modo sucinto, a infância estrutura-se em diferentes estádios, de acordo com as teorias de desenvolvimento infantil, como a Teoria Psicossocial de Erik Erikson, a Teoria Cognitiva de Jean Piaget e a Teoria do Apego de John Bowlby. Comum a estas teorias, é o facto de cada estádio ser caracterizado por mudanças e desafios específicos, que contribuem para a formação da personalidade e das habilidades da criança.


Criar memórias positivas na infância é uma parte importante no seu desenvolvimento, na medida em que ajudam a construir uma base emocional saudável e a fortalecer a sua autoestima.


Deste modo, seguem-se, abaixo indicadas, algumas sugestões para criar memórias positivas na infância:


1. Passar tempo de qualidade juntos. Reservar tempo para brincar e divertir-se com a criança, seja através de jogos, atividades artísticas, passeios, entre outros.


2. Envolver a criança em tradições familiares, desde cozinhar juntos, fazer atividades em feriados e dias festivos ou celebrar aniversários de forma especial.


3. Estimular a aprendizagem, proporcionando a oportunidade de aprender coisas novas, seja através de atividades extracurriculares ou explorando novos lugares e eventos culturais.


4. Praticar a gratidão. Incentivar a criança a praticar a gratidão pelas coisas positivas quotidianas, sensibilizando-as para a simplicidade neste exercício. Este pode ser realizado através de conversas diárias, um diário da gratidão ou um “pote da gratidão”.


5. Oferecer apoio emocional, sobretudo quando a criança enfrenta desafios ou dificuldades, desenvolvendo uma sensação de confiança emocional.


Em suma, criar memórias positivas é uma parte importante do desenvolvimento da criança, mas também é importante estar aberto e receptivo às experiências que esta valoriza, não deixando de respeitar as suas preferências e limitações individuais.

26 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A Dança da Liberdade

Alexandra Gomes E porque nesta semana celebra-se a Liberdade, segue um poema dedicado ao privilégio que é viver em liberdade! A Dança da Liberdade No vasto campo da liberdade dançamos, Nossos passos l

A Liberdade e os Jovens da atualidade

“A verdadeira liberdade consiste apenas em fazer o que devemos fazer, sem sermos obrigados a fazê-lo” Jonathan Edwards Comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de abril é uma oportunidade significativa

bottom of page