Um dos desafios dos pais é incutir na criança a organização!
E é mais simples do que parece! Antes de mais: “educamos pelo que fazemos” e não tanto “pelo que dizemos”. Os pais são um espelho dos filhos e, como tal, sendo os pais organizados, os filhos com mais facilidade o serão.
No entanto, de forma a reiterar ou introduzir este “espelhamento”, seguem-se algumas dicas que representam uma mais-valia para as crianças e, naturalmente, para os seus educadores.
1. Elaborar um cronograma de tarefas familiar: preferencialmente com uma dimensão atrativa, para ser afixado num local de grande visibilidade e fácil acesso. Nesse cronograma devem constar compromissos pessoais, escolares e profissionais, assim como as atividades comuns a todos os elementos (refeições, cuidados pessoais, tarefas de casa, hobbies…).
2. Recorrer ao relógio analógico para ajudar as crianças a situarem-se mais facilmente no tempo e no espaço, observar como o tempo pode ser dividido em partes e a estabelecer metas, em conformidade com o tempo necessário para as realizar.
3. Preparar um organizador de material: é muito importante ter um canto de estudo organizado para que sejam minimizadas as distrações. Por exemplo, colocar o material numa caixa facilmente transportável e ensinar a criança a organizar o material (tesoura, lápis, marcadores, cola…) de forma funcional.
4. Adquirir dossiers coloridos: usar um dossier para colocar os papéis que precisam viajar com regularidade de casa para a escola e vice-versa (trabalhos de casa); escolher outro dossier para documentos que podem vir para casa e não terão que ir para a escola; finalmente assegurar um dossier com documentos que precisam de ser acompanhados pelos pais e logo depois devolvidos à escola.
5. Decorar caixas variadas para promover a economia de espaço: empilham-se umas nas outras e podem ser rotuladas e decoradas, de acordo com o gosto da criança. As caixas podem ser transparentes pois, desta forma, a criança, de forma simples e rápida, consegue aceder aos brinquedos favoritos.
コメント