top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Como infundir a organização nas crianças, desde pequenas

Um dos desafios dos pais é incutir na criança a organização!


E é mais simples do que parece! Antes de mais: “educamos pelo que fazemos” e não tanto “pelo que dizemos”. Os pais são um espelho dos filhos e, como tal, sendo os pais organizados, os filhos com mais facilidade o serão.


No entanto, de forma a reiterar ou introduzir este “espelhamento”, seguem-se algumas dicas que representam uma mais-valia para as crianças e, naturalmente, para os seus educadores.


1. Elaborar um cronograma de tarefas familiar: preferencialmente com uma dimensão atrativa, para ser afixado num local de grande visibilidade e fácil acesso. Nesse cronograma devem constar compromissos pessoais, escolares e profissionais, assim como as atividades comuns a todos os elementos (refeições, cuidados pessoais, tarefas de casa, hobbies…).


2. Recorrer ao relógio analógico para ajudar as crianças a situarem-se mais facilmente no tempo e no espaço, observar como o tempo pode ser dividido em partes e a estabelecer metas, em conformidade com o tempo necessário para as realizar.


3. Preparar um organizador de material: é muito importante ter um canto de estudo organizado para que sejam minimizadas as distrações. Por exemplo, colocar o material numa caixa facilmente transportável e ensinar a criança a organizar o material (tesoura, lápis, marcadores, cola…) de forma funcional.


4. Adquirir dossiers coloridos: usar um dossier para colocar os papéis que precisam viajar com regularidade de casa para a escola e vice-versa (trabalhos de casa); escolher outro dossier para documentos que podem vir para casa e não terão que ir para a escola; finalmente assegurar um dossier com documentos que precisam de ser acompanhados pelos pais e logo depois devolvidos à escola.


5. Decorar caixas variadas para promover a economia de espaço: empilham-se umas nas outras e podem ser rotuladas e decoradas, de acordo com o gosto da criança. As caixas podem ser transparentes pois, desta forma, a criança, de forma simples e rápida, consegue aceder aos brinquedos favoritos.

34 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Preparar as crianças para a chegada de Natal

A época que antecede o Natal, conhecida pela religião católica como o Advento, é também uma oportunidade para todos prepararem a chegada de um momento tão especial! Particularmente para as crianças, o

Uma escola que respeita as crianças

A Saúde Mental é um tema que tem sido abordado transversalmente nos vários contextos humanos, talvez porque a sua fragilidade também seja cada vez mais notada nesses contextos. Particularmente com os

Qualificar o tempo

Com a azáfama do dia a dia, o tempo torna-se um valor escasso. E esta escassez é sentida no cuidado próprio e no cuidado com os outros. Especificamente com os pais, mesmo cumprindo o “transporte” dos

bottom of page