top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Concentração na sala de aula

Nem sempre é fácil os alunos concentrarem-se na sala de aula e, mesmo sendo bons alunos, por vezes, essas dificuldades fazem-nos sentir frustrados!


Fatores como aulas mais ou menos aborrecidas, conteúdos pouco estimulantes, professores menos entusiasmantes e colegas do lado divertidos e faladores, são ideais aumentar a distração e diminuir a capacidade de concentração dos alunos.


A boa notícia é que, através de algumas estratégias, não tão difíceis como esperam, é possível que estes alunos mantenham a sua atenção focada durante a aula.


Neste sentido, há algumas estratégias que os mesmos podem adotar e assim minorar a probabilidade de se distraírem durante a aula.


1) Sentar na fila da frente: mais próximo do professor e com maior probabilidade de monitorização do mesmo e proximidade com a emissão de informação.


2) Evitar sentar junto dos amigos: é bem mais animado, mas com grande probabilidade de falar com os amigos e, assim, aumentar a distração e preterir o foco durante a aula. Se os lugares já estiverem escolhidos, falar com o professor e explicar-lhe sobre a importância de se concentrar mais um pouco é um sinal de alerta para mudar de lugar.


3) Participar ativamente durante a aula: fazer perguntas, responder às questões do professor, realizar os exercícios propostos e tirar apontamentos, ajudam a manter o foco.


4) Manter o contacto visual com o professor.


5) Desligar o telemóvel durante a aula: um dos maiores fatores distratores durante a aula. Mesmo estando a vibrar, as notificações são elevadas fontes de distração.


6) Comer bem: comer um bom pequeno-almoço e um bom almoço. A fome propicia a distração.


7) Dormir bem: pelo menos oito horas por noite.


8) Praticar desporto: os jovens têm muita energia que precisa de ser libertada. A prática do desporto permite que, depois, em momentos necessários de concentração como durante as aulas, seja mais fácil manterem-se focados.

Sendo persistentes e disciplinados na adoção destas estratégias, os elementos distratores diminuem e é conseguida a tão desejada concentração na sala de aula.


228 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Preparar as crianças para a chegada de Natal

A época que antecede o Natal, conhecida pela religião católica como o Advento, é também uma oportunidade para todos prepararem a chegada de um momento tão especial! Particularmente para as crianças, o

Uma escola que respeita as crianças

A Saúde Mental é um tema que tem sido abordado transversalmente nos vários contextos humanos, talvez porque a sua fragilidade também seja cada vez mais notada nesses contextos. Particularmente com os

Qualificar o tempo

Com a azáfama do dia a dia, o tempo torna-se um valor escasso. E esta escassez é sentida no cuidado próprio e no cuidado com os outros. Especificamente com os pais, mesmo cumprindo o “transporte” dos

bottom of page