• Alexandra Gomes

Concentração na sala de aula

Nem sempre é fácil os alunos concentrarem-se na sala de aula e, mesmo sendo bons alunos, por vezes, essas dificuldades fazem-nos sentir frustrados!


Fatores como aulas mais ou menos aborrecidas, conteúdos pouco estimulantes, professores menos entusiasmantes e colegas do lado divertidos e faladores, são ideais aumentar a distração e diminuir a capacidade de concentração dos alunos.


A boa notícia é que, através de algumas estratégias, não tão difíceis como esperam, é possível que estes alunos mantenham a sua atenção focada durante a aula.


Neste sentido, há algumas estratégias que os mesmos podem adotar e assim minorar a probabilidade de se distraírem durante a aula.


1) Sentar na fila da frente: mais próximo do professor e com maior probabilidade de monitorização do mesmo e proximidade com a emissão de informação.


2) Evitar sentar junto dos amigos: é bem mais animado, mas com grande probabilidade de falar com os amigos e, assim, aumentar a distração e preterir o foco durante a aula. Se os lugares já estiverem escolhidos, falar com o professor e explicar-lhe sobre a importância de se concentrar mais um pouco é um sinal de alerta para mudar de lugar.


3) Participar ativamente durante a aula: fazer perguntas, responder às questões do professor, realizar os exercícios propostos e tirar apontamentos, ajudam a manter o foco.


4) Manter o contacto visual com o professor.


5) Desligar o telemóvel durante a aula: um dos maiores fatores distratores durante a aula. Mesmo estando a vibrar, as notificações são elevadas fontes de distração.


6) Comer bem: comer um bom pequeno-almoço e um bom almoço. A fome propicia a distração.


7) Dormir bem: pelo menos oito horas por noite.


8) Praticar desporto: os jovens têm muita energia que precisa de ser libertada. A prática do desporto permite que, depois, em momentos necessários de concentração como durante as aulas, seja mais fácil manterem-se focados.

Sendo persistentes e disciplinados na adoção destas estratégias, os elementos distratores diminuem e é conseguida a tão desejada concentração na sala de aula.


Fonte: Consigo concentrar-me? - Escola SaudávelMente (escolasaudavelmente.pt)

77 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Com a entrada no 1º ano de escolaridade é frequente ouvir comentários sobre a distração das crianças, sobretudo na sala de aula. A realidade é que, a capacidade de concentração não é espontânea; adqui

Algumas vezes, na vida, para se ter sucesso pessoal, são necessárias mudanças e viver de acordo com os próprios princípios. Não poucas vezes é necessário reiniciar e começar de outra forma mais leve e

Neste regresso às aulas, numa época em que cada vez mais se apela à sensibilidade humana para cuidar do nosso lindo Planeta Azul, é importante aplicar o já conhecido Movimento de Bea Johnson “Zero Was