top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Dicas para criar o gosto pela leitura


O desenvolvimento do gosto pela leitura é um processo evolutivo e gradual. Obrigar a ler nunca foi nem é uma boa estratégia para promover o gosto por esta atividade. No entanto, algumas dicas podem ajudar a fomentar o gosto de ler, à medida que se melhoram as atividades de leitura.


1. Escolher livros que goste de ler. Começar por livros que estejam alinhados com os próprios interesses e as próprias paixões. Ao escolher temas do próprio agrado, vê aumentadas as possibilidades de se envolverem na leitura.


2. Estabelecer metas realistas. Definir metas de leitura realistas e alcançáveis. Por exemplo, começar com pequenas metas e aumentar gradualmente, quanto ao tempo estimado para a leitura e o número de páginas a ler.


3. Criar um ambiente confortável. Encontrar um lugar tranquilo e confortável para ler onde se possa concentrar sem distrações.


4. Participar em grupos de leitura. Seja presencial ou on-line é uma boa oportunidade para discutir livros com os outros elementos e aferir sobre novas perspectivas de interpretação, o que torna a leitura mais envolvente.


5. Experimentar diferentes géneros de leitura. Por vezes, o gosto pela leitura está dependente do encontro com o tipo certo de livro, que desperte o próprio interesse.


6. Ler em momentos estratégicos. Optar por ler nos momentos do dia em que se sinta mais alerta e disposto para a leitura. No entanto, à noite, a leitura pode ser um ótimo tranquilizante, como garantia de uma tranquila noite de sono.


7. Transformar a leitura num hábito. Reservar um tempo específico todos os dias para a leitura. Quanto mais consistente for este processo, mais natural se tornará o hábito de ler.


8. Não ter medo de abandonar os livros. Se um livro não prender a atenção do leitor, não hesitar em abandoná-lo. Nem todos os livros são para todos e isso é totalmente normal.


9. Misturar diversas modalidades de leitura. Além de livros, experimentar ler revistas, artigos online, blogs e banda desenhada. Isto amplia as opções de leitura e torna-a mais diversificada.


10. Estimular a imaginação. Ao ler, visualizar as cenas e as personagens. Desta forma. a imaginação flui, tornando a experiência de leitura mais envolvente.


11. Conectar-se com autores favoritos. Explorar obras de um autor de agrado. A familiaridade com o estilo de um autor torna a leitura mais interessante.


12. Celebrar as próprias conquistas de leitura. Desta forma é criada uma conexão positiva com a leitura.


O gosto pela leitura desenvolve-se ao longo do tempo e é importante encontrar o que funciona melhor para cada um. Ser paciente consigo próprio e estar aberto a explorar diferentes tipos de leitura são critérios fundamentais para potenciar o gosto pela leitura.

36 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A dificuldade em cumprir as resoluções de Ano Novo

O Ano Novo começou e com ele as inúmeras resoluções para que este ano seja “O Ano”. No entanto, ano após ano, as metas que em janeiro pareciam ter tanta força…ficam no papel. O que parece fácil no iní

A importância de ter um Propósito de Vida

O ano está a terminar e, nesta altura, a maioria das pessoas faz uma retrospetiva sobre o ano a findar, as conquistas realizadas, as perdas vivenciadas e as aprendizagens obtidas para, no final, atrib

bottom of page