top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

“Entrar bem” no 1º Ciclo do Ensino Básico

O ano letivo está a terminar e com ele algumas inquietações a chegar, sobretudo para os pais de crianças que vão ingressar o Primeiro Ciclo do Ensino Básico.


Este é sempre um passo marcante no desenvolvimento da criança e, por isso, deve ser dado na altura certa, isto é, com as competências básicas que deem resposta às exigências que a entrada na escolaridade implica.


A realidade é que, nem todas as crianças com 6 anos de idade estão preparadas para esta nova etapa. Por isso, a idade cronológica não deve ser um fator decisivo para a entrada no 1º Ciclo, dependendo de múltiplos fatores.


Para que este momento se dê de forma tranquila pela criança, as psicólogas clínicas Cátia Lopo e Sara Almeida (2022) defendem que é essencial ter em consideração 3 competências essenciais, em seguida apresentadas:


1. Desenvolvimento global da criança. É importante que a criança reúna as competências cognitivas, sensoriais e psicomotoras ajustadas ao seu desenvolvimento infantil, desenvolvidas.


2. Competências emocionais. A criança deve estar emocionalmente preparada para a entrada no 1º Ciclo, particularmente preparada para a frustração inerente à aprendizagem, estar motivada para o desafio do processo de aprendizagem e ter desenvolvidas competências emocionais como autonomia, criatividade e imaginação.


3. Competências sociais e familiares. As competências de socialização e familiares devem estar alinhadas com as exigências da entrada no contexto escolar, minimizando eventuais constrangimentos escolares.


A entrada no 1º Ciclo com estas ferramentas asseguradas é determinante para a criança manter uma melhor ligação à escola, com maior sucesso académico e geradora de crianças felizes!


51 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A Dança da Liberdade

Alexandra Gomes E porque nesta semana celebra-se a Liberdade, segue um poema dedicado ao privilégio que é viver em liberdade! A Dança da Liberdade No vasto campo da liberdade dançamos, Nossos passos l

A Liberdade e os Jovens da atualidade

“A verdadeira liberdade consiste apenas em fazer o que devemos fazer, sem sermos obrigados a fazê-lo” Jonathan Edwards Comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de abril é uma oportunidade significativa

bottom of page