top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Estou cansado e o ano ainda não terminou: como concluir o ano positivamente?


Nesta altura do ano, o cansaço já se manifesta na maioria dos alunos e pesa, ainda mais, com a proximidade da época de avaliação.


É totalmente compreensível este sentimento por entre os alunos (e os professores), especialmente quando o ano letivo já vai longo.


O facto é que o ano ainda não terminou, e quanto a isso, nada a fazer. Agora, o que pode ser feito é a adoção de algumas estratégias necessárias para ajudar a terminar esta fase positivamente. Neste sentido, seguem-se algumas dicas cujo propósito é aligeirar uma época já sentida com alguma penalidade.


1. Organizar-se. Fazer uma lista de todas as tarefas e avaliações pendentes e criar um plano para lidar com elas. A organização ajuda a reduzir a sensação de sobrecarga.


2. Gerir o tempo. Distribuir as tarefas ao longo do tempo disponível, evitando deixar tudo para a última hora, gerador de stresse e pressão.


3. Cuidar de si próprio. Dedicar tempo para relaxar e descansar. Durante o estudo é importante fazer pausas regulares e priorizar um sono reparador.


4. Pedir ajuda quando necessário. Sempre que for sentido é importante procurar ajuda dos professores, colegas, amigos, familiares ou até profissionais de saúde mental. Ao partilhar as próprias inquietações é sentido um alívio da pressão e várias vezes recebida orientação e algum apaziguamento.


5. Celebrar as próprias conquistas. À medida que vão sendo conquistadas as tarefas propostas, é importante tirar um momento para reconhecer e celebrá-las, por menos significativas que pareçam.


6. Manter uma mentalidade positiva. Ter sempre presente que os momentos de avaliação representam um momento de evolução e aprendizagem, uma oportunidade de melhorar o que ficou aquém do resultado correto. Além disso gera um sentimento de autoconfiança, capacitado pela superação destes desafios.


Apesar de ser normal a sensação de sobrecarga, esta é fraturante e desestabilizadora. Por isso, com o tempo e o cuidado adequados, o ano letivo é concluído de forma positiva e bem-sucedida.

 

17 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A Dança da Liberdade

Alexandra Gomes E porque nesta semana celebra-se a Liberdade, segue um poema dedicado ao privilégio que é viver em liberdade! A Dança da Liberdade No vasto campo da liberdade dançamos, Nossos passos l

A Liberdade e os Jovens da atualidade

“A verdadeira liberdade consiste apenas em fazer o que devemos fazer, sem sermos obrigados a fazê-lo” Jonathan Edwards Comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de abril é uma oportunidade significativa

bottom of page