• Pedro Botelho

Exemplos de Lanches a preparar para a escola

Tendo em conta as indicações dadas no último texto que tratou dos lanches para o tempo de escola, é muito importante ter em conta alguns pontos-chave para a preparação dos mesmos:


• Lavar bem a fruta, cortá-la em pequenos pedaços para ser mais facilmente consumida e colocá-la numa caixa de transporte;

• Embalar os alimentos separadamente;


• Colocar as bolachas numa pequena caixa para se manterem crocantes. Como salientado no texto anterior, a preferência deverá recair sobre o pão de mistura ou escuro;


• Preferir lancheiras ou marmitas térmicas para que a temperatura dos alimentos refrigerados se mantenha por mais tempo, nomeadamente os iogurtes;


• Não esquecer os guardanapos, colher para o iogurte e garfo para a fruta, quando aplicável;


• Juntar sempre ao lanche da criança uma garrafa de água;


Deveremos também perceber que os lanches das crianças fazem parte do plano diário de refeições, pelo que não basta que estas refeições sejam saudáveis. As restantes refeições, tais como o pequeno-almoço, almoço e jantar também terão de ser tidas em conta quando pensarmos no equilíbrio e variedade de todo o dia alimentar dos nossos filhos.


Tendo em conta as indicações previamente deixadas, deixo em baixo alguns exemplos mais claros do que poderão ser os lanches em questão, pensados com os alimentos mais acessíveis e fáceis de manusear:


• 1 iogurte líquido + ½ pão integral + 1 fatia de queijo fresco + 1 pera pequena;


• 200 ml de leite meio-gordo simples (1 pacote) + ½ pão de centeio + 1 fatia de queijo magro + 1 maçã pequena;


• 1 iogurte líquido + ½ pão de centeio + 1 fatia de fiambre de aves + 6 morangos;


• 200 ml de leite meio-gordo simples + ½ pão de mistura + 1 tangerina;


• 200 ml de leite meio-gordo simples + 3 bolachas maria + 1 laranja;


• 1 iogurte sólido + ½ pão de mistura + 1 fatia de fiambre de aves + 1 banana pequena;


• 1 sumo “100%” fruta + ½ pão de cereais + 1 fatia de queijo magro;


• 200 ml de leite meio-gordo simples + 3 bolachas torradas + 1 fatia de queijo magro + 100 g de ananás fresco;


• 1 monodose de fruta líquida + ½ pão de cereais + 1 fatia de queijo magro;


• 1 iogurte líquido + 1 fatia de pão de forma integral + 1 fatia de fiambre de aves + 1 maçã;


Desta forma, assegurará que uma boa parte do dia alimentar das suas crianças será corretamente assegurado.





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