• Pedro Botelho

O Benefícios dos Alimentos Fermentados

Os alimentos fermentados têm sido alvo de muitos estudos e de muita atenção nas últimas décadas, devido aos benefícios que poderão aportar para a saúde das pessoas.


Mas afinal o que são alimentos fermentados?


Alimentos fermentados são alimentos que sofreram o processo de fermentação, através de uma quebra de açúcares desencadeada por bactérias e leveduras. Este processo permite o maior tempo de vida dos produtos alimentares propriamente ditos, mas é na saúde das pessoas que os consomem que os seus efeitos se fazem sentir, através do aumento das bactérias benéficas endógenas do nosso sistema digestivo.

Estas bactérias, também conhecidas como probióticos, promovem a prevenção de problemas digestivos e o seu próprio tratamento.


Estes problemas digestivos incluem a obstipação, a diarreia, o inchaço, os gases ou até mesmo condições diagnosticadas como síndrome do intestino irritável e infeções por H. pylori.


Se pudermos melhorar a digestão com estes alimentos, porque não saber mais sobre eles?

É isso que iremos abordar nos próximos artigos.

37 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O Cálcio – elemento essencial para o crescimento

Continuando a nossa viagem pelos elementos que se configuram como indispensáveis para o crescimento na infância, hoje é a vez de falarmos sobre o cálcio. O cálcio é considerado essencial para o cresci

A Vitamina D e o seu papel fundamental no crescimento

A vitamina D tem como grande função a promoção da fixação do cálcio, solidificando a estrutura óssea. Este nutriente desempenha um papel estratégico na atividade de sistemas tais como o imunológico, o