top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

O que fazer quando a Criança ou o Jovem são vítimas de Cyberbullying

O Cyberbullying pode ser um dos tipos de “ataques online” mais destrutivos que existe. Os Cyberbullies, usualmente passam-se por outras pessoas e aproveitam-se das suas inseguranças e vulnerabilidades para humilhá-las e atacá-las psicologicamente.

Perante situações de Cyberbullying os pais devem, antes de mais: manter a calma, controlando as próprias emoções e evitar reagir de forma impulsiva, não culpar a criança ou o jovem pelo sucedido e não proibir o uso das TIC, situação que irá agudizar os comportamentos das crianças/dos jovens, pela resistência ao seu uso. É essencial que as crianças/os jovens sintam confiança nos adultos para denunciar possíveis agressões ou ameaças que estejam a sofrer.


Para além destas, existem outras medidas que os adultos devem adotar para com as crianças e os jovens:


- Oferecer apoio e conforto à vítima, garantindo que a culpa não é dela e elogiá-la pela coragem em falar;


- Recordar que não está sozinha e que juntos encontrarão uma solução para o que está a passar;


- Levar as ameaças e sério, demonstrando empatia pelo que a vítima está a passar. Ouvir as suas queixas e estar atento aos sinais emocionais, não a deixando sofrer em silêncio.


- Guardar as provas, recorrendo a capturas de ecrã, impressões ou fotografias das mensagens que demonstrem atos de Cyberbullying, ajudem a identificar os agressores e sirvam de elementos de prova.


- Bloquear e denunciar os agressores. Deste modo, estes deixam de ter acesso às mensagens que comprovam as agressões. Os adultos devem, também, assegurar que alguém da sua confiança mantém o acesso a esse perfil ou mensagens para ajudar a documentar as agressões;


- Contactar as autoridades (PSP ou GNR – Escola Segura e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens);


- Procurar ajuda especializada.


Infelizmente por variados motivos, o Cyberbullying vai continuar a existir. Por isso, ao adotar as medidas acima apresentadas, não só se pode evitar estas situações danosas, como interrompê-las quando são praticadas.


53 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como pode a escola formar alunos felizes?

A escola desempenha um papel crucial na formação de alunos felizes, não apenas fornecendo conhecimento académico, mas também promovendo competências sociais, emocionais e pessoais. Várias são as estra

Como gerir a pressão nos períodos de avaliação

Os períodos de avaliação representam um momento inquietante para os alunos e gerador de uma sintomatologia ansiogénica inevitavelmente prejudicial. Lidar com a pressão nos períodos de avaliação é desa

bottom of page