top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

O Ruído e o Stresse

O ruído é estimado uma das variáveis mais nefastas do ambiente e é considerado uma das principais causas das doenças socioprofissionais, provocando cerca de 70 000 acidentes de trabalho por ano[i].


Para além de afetar diretamente as células do aparelho auditivo, representa uma forma de agressão psíquica e é uma das causas de fadiga extrema.


A exposição regular ao ruído por várias horas de um dia provoca problemas psicossomáticos como enxaquecas, problemas digestivos, aumento da pressão arterial, do colesterol, da irritabilidade e da ansiedade.


O maior risco é o facto do ser humano se habituar ao ruído. Depois de algum tempo exposto ao mesmo ruído, o seu poder patogénico alcança o seu ponto máximo: o cérebro, embora em estado de sono, apreende as vibrações sonoras, as quais não deixam nenhuma lembrança ao despertar. E por esse motivo é que se acorda cansado e sem saber o motivo.


Os efeitos patológicos do ruído também podem ser modulados pelo tipo de ruído. Um som elevado, mas agradável é mais bem tolerado do que um som apreendido como desagradável.


Por estes motivos, e com o novo ano letivo à porta, é importante assegurar que os locais de estudo dos educandos sejam sem ruídos desagradáveis e com boa luminosidade, assegurando um bom início de ano letivo!

[i] Borrel, M. & Maslo, P. (2001). Stresse não é uma Fatalidade. Cascais: Ed. Pergaminho.

29 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O impacto do coaching nas escolas

O Coaching é uma ferramenta que ativa em cada um a definição e a consecução de objetivos e aplica-se em vários contextos, tem múltiplos destinatários e diverge em múltiplos objetivos. Especificamente

O “bom sinal” de ser distraído

Com a entrada no 1º ano de escolaridade é frequente ouvir comentários sobre a distração das crianças, sobretudo na sala de aula. A realidade é que, a capacidade de concentração não é espontânea; adqui

O regresso às rotinas

As férias estão a terminar e o regresso à escola e ao trabalho está a chegar. Regressar às rotinas, acordar cedo, cumprir horários, andar acelerado, é uma realidade pela qual quase todos passam e nem

bottom of page