top of page
  • Foto do escritorPedro Botelho

Os Almoços Escolares – O que não pode faltar nesta refeição.

Tendo em conta as sugestões dadas no último texto, é muito importante perceber-se qual a composição das refeições escolares, nomeadamente o almoço.


Estas refeições deverão iniciar-se preferencialmente com uma sopa de legumes ou uma salada, tendo atenção para não se recorrer ao uso excessivo de sal ou de molhos com elevado teor de ácidos gordos saturados ou com sal e açúcar adicionados, tendo como opção as ervas aromáticas ou as especiarias.


A sobremesa deverá complementar o almoço saudável: uma peça de fruta será o ideal, em detrimento de sobremesas com açúcar ou processadas. Estas devem ser reservadas apenas para ocasiões especiais, para não se tornarem um hábito. Também os sumos e os refrigerantes deverão ser evitados no dia-a-dia.


A refeição deverá também incluir sempre algum tipo de vegetal no prato, cozinhado ou cru, e se possível, uma pequena porção de leguminosas (ervilhas, feijão ou grão, por exemplo). A porção de peixe, carne ou ovo não deverá ultrapassar ¼ do prato.

A chave para almoços saudáveis é fazer almoços equilibrados e variados, tendo mais variedade de alimentos em vez de pratos demasiadamente cheios.


Por fim, o consumo regular de água deve ser incentivado, sendo este fundamental para a saúde e bom desenvolvimento das crianças.


Com o cumprimento destas premissas simples, o aporte nutricional adequado será facilmente atingido e a saúde da criança beneficiada.


49 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A importância da Educação Financeira na Escola

“A educação financeira é um elemento fundamental na educação”. Quem o diz são os autores da obra literária, intitulada “Educação Financeira na Escola” (Ed. Paco & Littera). Conceitos como “endividamen

Dificuldade em fazer amigos: principais motivos

Não são poucos as crianças e os jovens que manifestam dificuldade em fazer amigos. Algo que deveria ser espontâneo e que, para alguns, é tão natural, para outros torna-se uma tarefa hercúlea e inibido

Um Verão com Vida

Chegou o verão! Com ele chegaram as férias escolares, os dias longos, as noites quentes, o simplesmente estar e o descansar de um ano com resquícios pandémicos! Passados 2 longos anos, ainda que o vír

bottom of page