• Pedro Botelho

Os Almoços Escolares – Quais os Pontos Importantes Para Perceber se Está Tudo Bem

O almoço é uma refeição muito importante para o equilíbrio diário, pois contribui para uma tarde mais produtiva. Na realidade o período da tarde acaba por ser longo e é muitas vezes uma mistura entre as aulas, trabalhos feitos em casa e atividades extra-curriculares que são geralmente desgastantes. É também uma refeição que quebra um jejum de muitas horas. Ora desde o pequeno-almoço, que nem sempre é o mais adequado, ora desde o jantar, uma situação indesejável que ocorre em alguns casos.


Atualmente, a grande maioria das escolas, públicas ou privadas, fornecem os almoços aos seus alunos, através de empresas externas. Os menus são geralmente elaborados por técnicos competentes para o efeito e as refeições são quase sempre equilibradas e completas, pelo menos em tese.


Para se certificar que os seus filhos almoçam bem na escola, deverá ter em conta alguns fatores.


O primeiro fator que deve ter em conta é a variedade dos menus propostos. Existe alternância nos alimentos propostos? As refeições apresentam sopa? E a sobremesa, qual é? Como já referi, por norma as ementas cumprem com todos os requisitos necessários, mas deverá monitorizá-las.


Outro ponto fundamental será perceber se, em cada grupo de alimentos, as propostas apresentadas também se vão alternando durante a semana. Por exemplo, as fontes de proteína são sempre as mesmas ou vai-se alternando entre o peixe, diferentes tipos de carne, os ovos e as leguminosas? Este é um ponto absolutamente imprescindível e que deve ser tido em conta.


Deve também tentar entender se a quantidade que é oferecida é suficiente, pois caso contrário, poderemos ter alguns problemas de carências ou até de desnutrição.


Mas na esmagadora maioria dos casos a questão mais premente que se coloca relativamente às refeições oferecidas nos refeitórios das escolas prende-se com a aceitação por parte dos alunos. Assim, é normal haver alguma diferença entre as características organoléticas das refeições cozinhadas para centenas de pessoas e daquelas que são preparadas em casa, com mais calma e muito mais adaptadas aos gostos de cada um. É neste ponto em que muitas vezes ocorrem os maiores problemas em termos de alimentação escolar e prestar atenção ao que os seus filhos ingerem no almoço escolar é muito importante. Assim, com tranquilidade e sem excessiva insistência deverá indagar sobre estas refeições, sobre a palatibilidade das mesmas e sobre a opinião que a sua filha ou o seu filho têm relativamente às mesmas.


Estes são os pontos mais importantes para perceber mais sobre este momento tão importante do dia alimentar dos seus filhos e entender quais as estratégias que deverá adotar no caso de algo não estar bem. Mas isso ficará para os próximos textos…


33 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O Cálcio – elemento essencial para o crescimento

Continuando a nossa viagem pelos elementos que se configuram como indispensáveis para o crescimento na infância, hoje é a vez de falarmos sobre o cálcio. O cálcio é considerado essencial para o cresci

A Vitamina D e o seu papel fundamental no crescimento

A vitamina D tem como grande função a promoção da fixação do cálcio, solidificando a estrutura óssea. Este nutriente desempenha um papel estratégico na atividade de sistemas tais como o imunológico, o