• Pedro Botelho

Os Almoços Escolares – Quais os Pontos Importantes Para Perceber se Está Tudo Bem

O almoço é uma refeição muito importante para o equilíbrio diário, pois contribui para uma tarde mais produtiva. Na realidade o período da tarde acaba por ser longo e é muitas vezes uma mistura entre as aulas, trabalhos feitos em casa e atividades extra-curriculares que são geralmente desgastantes. É também uma refeição que quebra um jejum de muitas horas. Ora desde o pequeno-almoço, que nem sempre é o mais adequado, ora desde o jantar, uma situação indesejável que ocorre em alguns casos.


Atualmente, a grande maioria das escolas, públicas ou privadas, fornecem os almoços aos seus alunos, através de empresas externas. Os menus são geralmente elaborados por técnicos competentes para o efeito e as refeições são quase sempre equilibradas e completas, pelo menos em tese.


Para se certificar que os seus filhos almoçam bem na escola, deverá ter em conta alguns fatores.


O primeiro fator que deve ter em conta é a variedade dos menus propostos. Existe alternância nos alimentos propostos? As refeições apresentam sopa? E a sobremesa, qual é? Como já referi, por norma as ementas cumprem com todos os requisitos necessários, mas deverá monitorizá-las.


Outro ponto fundamental será perceber se, em cada grupo de alimentos, as propostas apresentadas também se vão alternando durante a semana. Por exemplo, as fontes de proteína são sempre as mesmas ou vai-se alternando entre o peixe, diferentes tipos de carne, os ovos e as leguminosas? Este é um ponto absolutamente imprescindível e que deve ser tido em conta.


Deve também tentar entender se a quantidade que é oferecida é suficiente, pois caso contrário, poderemos ter alguns problemas de carências ou até de desnutrição.


Mas na esmagadora maioria dos casos a questão mais premente que se coloca relativamente às refeições oferecidas nos refeitórios das escolas prende-se com a aceitação por parte dos alunos. Assim, é normal haver alguma diferença entre as características organoléticas das refeições cozinhadas para centenas de pessoas e daquelas que são preparadas em casa, com mais calma e muito mais adaptadas aos gostos de cada um. É neste ponto em que muitas vezes ocorrem os maiores problemas em termos de alimentação escolar e prestar atenção ao que os seus filhos ingerem no almoço escolar é muito importante. Assim, com tranquilidade e sem excessiva insistência deverá indagar sobre estas refeições, sobre a palatibilidade das mesmas e sobre a opinião que a sua filha ou o seu filho têm relativamente às mesmas.


Estes são os pontos mais importantes para perceber mais sobre este momento tão importante do dia alimentar dos seus filhos e entender quais as estratégias que deverá adotar no caso de algo não estar bem. Mas isso ficará para os próximos textos…


33 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

“A educação financeira é um elemento fundamental na educação”. Quem o diz são os autores da obra literária, intitulada “Educação Financeira na Escola” (Ed. Paco & Littera). Conceitos como “endividamen

Não são poucos as crianças e os jovens que manifestam dificuldade em fazer amigos. Algo que deveria ser espontâneo e que, para alguns, é tão natural, para outros torna-se uma tarefa hercúlea e inibido

Chegou o verão! Com ele chegaram as férias escolares, os dias longos, as noites quentes, o simplesmente estar e o descansar de um ano com resquícios pandémicos! Passados 2 longos anos, ainda que o vír