top of page
  • Foto do escritorPedro Botelho

Os Almoços Escolares – Quais os Pontos Importantes Para Perceber se Está Tudo Bem

O almoço é uma refeição muito importante para o equilíbrio diário, pois contribui para uma tarde mais produtiva. Na realidade o período da tarde acaba por ser longo e é muitas vezes uma mistura entre as aulas, trabalhos feitos em casa e atividades extra-curriculares que são geralmente desgastantes. É também uma refeição que quebra um jejum de muitas horas. Ora desde o pequeno-almoço, que nem sempre é o mais adequado, ora desde o jantar, uma situação indesejável que ocorre em alguns casos.


Atualmente, a grande maioria das escolas, públicas ou privadas, fornecem os almoços aos seus alunos, através de empresas externas. Os menus são geralmente elaborados por técnicos competentes para o efeito e as refeições são quase sempre equilibradas e completas, pelo menos em tese.


Para se certificar que os seus filhos almoçam bem na escola, deverá ter em conta alguns fatores.


O primeiro fator que deve ter em conta é a variedade dos menus propostos. Existe alternância nos alimentos propostos? As refeições apresentam sopa? E a sobremesa, qual é? Como já referi, por norma as ementas cumprem com todos os requisitos necessários, mas deverá monitorizá-las.


Outro ponto fundamental será perceber se, em cada grupo de alimentos, as propostas apresentadas também se vão alternando durante a semana. Por exemplo, as fontes de proteína são sempre as mesmas ou vai-se alternando entre o peixe, diferentes tipos de carne, os ovos e as leguminosas? Este é um ponto absolutamente imprescindível e que deve ser tido em conta.


Deve também tentar entender se a quantidade que é oferecida é suficiente, pois caso contrário, poderemos ter alguns problemas de carências ou até de desnutrição.


Mas na esmagadora maioria dos casos a questão mais premente que se coloca relativamente às refeições oferecidas nos refeitórios das escolas prende-se com a aceitação por parte dos alunos. Assim, é normal haver alguma diferença entre as características organoléticas das refeições cozinhadas para centenas de pessoas e daquelas que são preparadas em casa, com mais calma e muito mais adaptadas aos gostos de cada um. É neste ponto em que muitas vezes ocorrem os maiores problemas em termos de alimentação escolar e prestar atenção ao que os seus filhos ingerem no almoço escolar é muito importante. Assim, com tranquilidade e sem excessiva insistência deverá indagar sobre estas refeições, sobre a palatibilidade das mesmas e sobre a opinião que a sua filha ou o seu filho têm relativamente às mesmas.


Estes são os pontos mais importantes para perceber mais sobre este momento tão importante do dia alimentar dos seus filhos e entender quais as estratégias que deverá adotar no caso de algo não estar bem. Mas isso ficará para os próximos textos…


37 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A importância da Educação Financeira na Escola

“A educação financeira é um elemento fundamental na educação”. Quem o diz são os autores da obra literária, intitulada “Educação Financeira na Escola” (Ed. Paco & Littera). Conceitos como “endividamen

Dificuldade em fazer amigos: principais motivos

Não são poucos as crianças e os jovens que manifestam dificuldade em fazer amigos. Algo que deveria ser espontâneo e que, para alguns, é tão natural, para outros torna-se uma tarefa hercúlea e inibido

Um Verão com Vida

Chegou o verão! Com ele chegaram as férias escolares, os dias longos, as noites quentes, o simplesmente estar e o descansar de um ano com resquícios pandémicos! Passados 2 longos anos, ainda que o vír

bottom of page