top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

“Os sonhos dos filhos e a fé dos pais” – gestão de expectativas


Os vossos filhos não são vossos.

São filhos e filhas da vida que se autossustenta.

Nascem através, mas não de vós.

E, apesar de estarem convosco, não vos pertencem.

Kahlil Gibran, O Profeta.


Nesta fase do ano letivo, grande parte dos jovens alunos sente-te inquieta, insegura, confusa e com muito medo sobre a decisão vocacional a tomar no final do ano. Todos os jovens têm sonhos e muitos desses sonhos não são consistentes com os desejos e as expectativas das suas famílias.


Algumas famílias encorajam os jovens a seguirem os seus próprios caminhos. Outras famílias sentem insegurança e ansiedade quando os filhos começam a traçar rumos que são vistos como “diferentes”.


Segundo o autor Daniel Gilbert, as decisões a tomar/tomadas acerca do seu futuro baseiam-se no que as pessoas acreditam que as vai fazer felizes. No entanto, segundo Gilbert, o ser humano não é muito bom a fazer este tipo de previsões, sejam positivas ou negativas. Por isso tem bastante dificuldade em antecipar o que é bom ou mau para si, muito menos para os outros. Nesta fase assiste-se a uma separação de gerações, cujo final nem sempre passa pela negociação mas pela imposição de uma das partes e a insegurança da outra parte.


Concluindo com a reflexão do autor Kahlil Gibran:


Podem dar-lhes o vosso amor, mas não os vossos pensamentos, pois eles têm os seus próprios. Podem dar abrigo aos seus corpos, mas não às suas almas, pois as suas almas coabitam na casa do amanhã, que vocês não podem visitar, nem mesmo em sonhos.


Fonte: Aprender com o Coração. Lições sobre a ida, o amor e a capacidade de escutar. (Daniel Gottlieb, 2009)

37 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como pode a escola formar alunos felizes?

A escola desempenha um papel crucial na formação de alunos felizes, não apenas fornecendo conhecimento académico, mas também promovendo competências sociais, emocionais e pessoais. Várias são as estra

Como gerir a pressão nos períodos de avaliação

Os períodos de avaliação representam um momento inquietante para os alunos e gerador de uma sintomatologia ansiogénica inevitavelmente prejudicial. Lidar com a pressão nos períodos de avaliação é desa

bottom of page