top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Quando a ação orienta crianças, educa Seres Humanos

Desde há alguns anos que o comportamento e a atitude das pessoas têm vindo a alterar-se e a Humanidade evolui de forma cada vez mais rápida.


A começar pelas crianças, o Ser Humano é cada vez mais evoluído e especial e os pais admiram-se com o desenvolvimento, as capacidades e a perspicácia das suas crianças.


Estas são cada vez mais sensíveis e embora, precipitadamente diagnosticadas com Hiperatividade, Défice de Atenção ou Perturbação do Espetro do Autismo, apresentam características que parecem desajustadas da realidade, mas que oferecem um sem número de oportunidades de percepcionar o mundo de forma diferente.


Nestes casos, o trabalho dos adultos é encontrar forma de ajudar estas crianças a desenvolverem-se e a florescer de forma natural e não desrespeitando a sua evolução.


Neste grande grupo de crianças especiais, encontram-se as crianças naturalmente líderes, independentes e questionadoras. São crianças com muita energia e podem ter dificuldades de adaptação às regras e a sistemas tradicionais escolares e sociais. Estas crianças tornam-se, por isso, desafiantes perante os sistemas instaurados, por um lado, e altamente sensíveis e empáticas, por outro.


Um outro grupo de crianças caracteriza-se por ser mais tranquilo e ter uma elevada sensibilidade ao meio ambiente e às pessoas, intuição e sabedoria. São, por isso, crianças com alguma dificuldade em adaptar-se às expectativas sociais, necessitando de um ambiente de maior apoio e compreensão para se desenvolverem corretamente.


Um terceiro grupo de crianças especiais é conhecido por ter uma inteligência geral avançada, pela sua facilidade de comunicação e pela sensibilidade e empatia demonstradas.


Perante a multiplicidade de crianças tão especiais, os adultos devem focar a educação das mesmas, sabendo lidar com as suas necessidades únicas, olhando-as, escutando-as e sentindo-as, permitindo que se desenvolvam de forma integrada na sua especificidade e livres, capazes de construírem um mundo melhor.


59 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A Dança da Liberdade

Alexandra Gomes E porque nesta semana celebra-se a Liberdade, segue um poema dedicado ao privilégio que é viver em liberdade! A Dança da Liberdade No vasto campo da liberdade dançamos, Nossos passos l

A Liberdade e os Jovens da atualidade

“A verdadeira liberdade consiste apenas em fazer o que devemos fazer, sem sermos obrigados a fazê-lo” Jonathan Edwards Comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de abril é uma oportunidade significativa

bottom of page