top of page
  • Alexandra Gomes

(Re)começar para ter sucesso pessoal

Algumas vezes, na vida, para se ter sucesso pessoal, são necessárias mudanças e viver de acordo com os próprios princípios. Não poucas vezes é necessário reiniciar e começar de outra forma mais leve e mais viva.

Essas mudanças assentam em princípios impulsionadores das mesmas, tais como:


1. Deixar o passado, recordando-o como uma aprendizagem

Frequentemente, com o passar do tempo, continua a contar para si próprio as mesmas histórias do passado, sobretudo as dolorosas. Mas, sendo “a mudança a única constante da vida”, tudo muda e é a “mesmice” de pensamentos que faz com que o mundo seja visto da mesma forma e a pessoa continue a viver no passado.

Então, ter consciência dos pensamentos, por exemplo através da meditação, é uma forma de ajudar a libertar narrativas desatualizadas que prendem a pessoa, ajudando-a a seguir em frente.


2. Libertar-se de algumas relações

“Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”. As pessoas são, em média, o resultado de com quem se relacionam. Os amigos, familiares e colegas têm uma grande influência sobre o que os outros são. Por vezes, relações tóxicas condicionam o desenvolvimento saudável do ser humano, e alguns devem ficar pelo caminho. Afinal, uma parte das pessoas que passa pela vida do outro, tem um objetivo e um timing nessa passagem, e é mesmo assim que assim seja.


3. Cuidar do próprio papel no mundo e do sentido da própria vida

Independentemente da religião ou das crenças sobre a vida e o mundo, numa fase de mudança, é importante reavaliar o que se pensa sobre a própria vida e qual o significado pessoal atribuído à mesma.


4. Pensar no caminho em detrimento do destino

As frases clichês das redes sociais impelem a ser a “melhor versão de si mesmo”, “em ser cada vez melhor”, em “marcar a diferença”. Mas, numa fase de recomeço, há que excluir a necessidade de entregar resultados, concretizar objetivos ou alcançar os sonhos. Simplesmente viver, ser e confiar. Sem expectativas…


5. Conhecer-se

Segundo o ditado, “somos quem somos quando ninguém está por perto”. Então, tentar compreender quem é implica que se passe tempo sozinho, afastado, na melhor companhia de si próprio. Há momentos em que é essencial estar somente consigo próprio. Começar por desligar das redes sociais e das suas influências (positivas e negativas), promovendo esse detox, e reencontrando-se consigo, para voltar a “participar” no mundo.


O sucesso pessoal implica, muitas vezes, um reset da vida até então vivida. Por isso é fundamental que, por vezes, haja um tempo de paragem, reflexão para se conhecer e saber o que quer.

Sempre é tempo de recomeçar, de redirecionar o próprio caminho e, nesse caminho, reconhecer as próprias vitórias!


26 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A época que antecede o Natal, conhecida pela religião católica como o Advento, é também uma oportunidade para todos prepararem a chegada de um momento tão especial! Particularmente para as crianças, o

A Saúde Mental é um tema que tem sido abordado transversalmente nos vários contextos humanos, talvez porque a sua fragilidade também seja cada vez mais notada nesses contextos. Particularmente com os

Com a azáfama do dia a dia, o tempo torna-se um valor escasso. E esta escassez é sentida no cuidado próprio e no cuidado com os outros. Especificamente com os pais, mesmo cumprindo o “transporte” dos

bottom of page