Alguns adolescentes já se encontram de férias, outros estão quase lá e todos anseiam por umas férias de verão repletas de diversão, aventura e memórias.
Neste contexto, segue uma receita de fácil confeção e com a garantia de um período de verão divertido e inesquecível.
Ingredientes:
1 pitada de aventura;
2 colheres de atividades ao ar livre;
3 xícaras de tempo com amigos e família;
1 dose de aprendizagem;
4 fatias de novas experiências;
1 mão cheia de descanso e relaxamento.
Modo de preparação:
1. Planificação inicial:
a. Lista de desejos –fazer uma lista de coisas que sempre quis fazer (exemplo: aprender a surfar, fazer uma caminhada aventura, aprender a tocar um instrumento musical, …).
b. Orçamento – definir um orçamento para saber quanto pode gastar e planificar atividades que se adequem a si próprio.
2. Aventuras ao ar livre:
a. Explorar a natureza – visitar um parque natural, fazer caminhadas, acampar ou ir à praia. As atividades ao ar livre são perfeitas para criar memórias positivas e duradouras.
b. Experimentar novos desportos – skate, bicicleta, escalada ou qualquer outra atividade de interesse para cada um.
3. Tempo com amigos e família:
a. Viagens em grupo – planear uma viagem com amigos ou família. Pode ser um fim de semana num lugar novo ou um dia a explorar uma cidade próxima.
b. Atividades conjuntas – organizar noites de filmes, festas do pijama, ou maratonas de séries com os amigos.
4. Novas experiências:
a. Aprendizagem – inscrever-se num curso de algo que considere interessante, como culinária, fotografia ou programação.
b. Voluntariado - dedicar um tempo para ajudar na própria comunidade. Pode ser uma experiência gratificante e que pode ensinar muito.
5. Relaxamento:
a. Leitura – ler aqueles livros que sempre quis, mas nunca teve tempo. Esta é uma ótima forma de relaxar e viajar para outros mundos.
b. Momentos para simplesmente estar – reservar um tempo para simplesmente relaxar, apenas estar (exemplo: apanhar sol, meditar ou ouvir música…).
6. Registo diário de memórias – escrever um diário ou criar um blog ou uma página digital para registar as aventuras e experiências das férias, criando, assim, uma lembrança maravilhosa para o futuro.
Importa recordar que as atividades devem ser seguras e adequadas para a própria idade. Além disso esta é uma boa oportunidade de fazer um detox digital e reduzir o tempo de conexão aos ecrãs e aproveitar mais o mundo à sua volta.
Nem tudo vai ser como o planeado e isso também faz parte da diversão. Por isso, há que estar disponível para novas oportunidades e mudanças de planos! O mais importante é divertir-se e aproveitar ao máximo cada momento. As melhores lembranças são feitas das experiências simples e da companhia de pessoas queridas. Boas férias!
Comments