top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Receita de um adolescente para umas férias de verão inesquecíveis!

Alguns adolescentes já se encontram de férias, outros estão quase lá e todos anseiam por umas férias de verão repletas de diversão, aventura e memórias.


Neste contexto, segue uma receita de fácil confeção e com a garantia de um período de verão divertido e inesquecível.


Ingredientes:

1 pitada de aventura;

2 colheres de atividades ao ar livre;

3 xícaras de tempo com amigos e família;

1 dose de aprendizagem;

4 fatias de novas experiências;

1 mão cheia de descanso e relaxamento.

 

Modo de preparação:


1.      Planificação inicial:

a.      Lista de desejos –fazer uma lista de coisas que sempre quis fazer (exemplo: aprender a surfar, fazer uma caminhada aventura, aprender a tocar um instrumento musical, …).

b.      Orçamento – definir um orçamento para saber quanto pode gastar e planificar atividades que se adequem a si próprio.

 

2.      Aventuras ao ar livre:

a.      Explorar a natureza – visitar um parque natural, fazer caminhadas, acampar ou ir à praia. As atividades ao ar livre são perfeitas para criar memórias positivas e duradouras.

b.      Experimentar novos desportos – skate, bicicleta, escalada ou qualquer outra atividade de interesse para cada um.  

 

3.      Tempo com amigos e família:

a.      Viagens em grupo – planear uma viagem com amigos ou família. Pode ser um fim de semana num lugar novo ou um dia a explorar uma cidade próxima.

b.      Atividades conjuntas – organizar noites de filmes, festas do pijama, ou maratonas de séries com os amigos.

 

4.      Novas experiências:

a.    Aprendizagem – inscrever-se num curso de algo que considere interessante, como culinária, fotografia ou programação.

b.      Voluntariado - dedicar um tempo para ajudar na própria comunidade. Pode ser uma experiência gratificante e que pode ensinar muito.

 

5.      Relaxamento:

a.      Leitura – ler aqueles livros que sempre quis, mas nunca teve tempo. Esta é uma ótima forma de relaxar e viajar para outros mundos.

b.      Momentos para simplesmente estar – reservar um tempo para simplesmente relaxar, apenas estar (exemplo: apanhar sol, meditar ou ouvir música…).

 

6.      Registo diário de memórias – escrever um diário ou criar um blog ou uma página digital para registar as aventuras e experiências das férias, criando, assim, uma lembrança maravilhosa para o futuro.


Importa recordar que as atividades devem ser seguras e adequadas para a própria idade. Além disso esta é uma boa oportunidade de fazer um detox digital e reduzir o tempo de conexão aos ecrãs e aproveitar mais o mundo à sua volta.

Nem tudo vai ser como o planeado e isso também faz parte da diversão. Por isso, há que estar disponível para novas oportunidades e mudanças de planos! O mais importante é divertir-se e aproveitar ao máximo cada momento. As melhores lembranças são feitas das experiências simples e da companhia de pessoas queridas. Boas férias!

39 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como ajudar os jovens a lidar com a frustração

Quando os jovens se sentem frustrados é crucial entender a fonte da frustração e ajudá-los a desenvolver mecanismos saudáveis para lidar com ela. Várias são as situações que podem causar frustração no

Comments


bottom of page