top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Setembro: o “mês do recomeço”


O mês de setembro é considerado o “mês do recomeço”. Após um período mais longo de pausa e da temperatura elevada que assim o convida, é chegada a hora de recomeçar, iniciar projetos e afirmar “este ano é que vai ser”!


Esta sensação é reforçada por várias razões culturais, históricas e práticas., entre elas:


1. Início do outono. Em muitos lugares do mundo, o mês de setembro marca a transição do verão para o outono. Esta é uma época em que as temperaturas começam a descer, as folhas das árvores mudam de cor, tornando-se douradas e alaranjadas, e as pessoas voltam a sentir saudade de abrandar o ritmo e preparar-se para a mudança de estação. Esta transição natural, muitas vezes, significa a renovação e o recomeço.


2. Regresso às aulas. Em setembro as escolas e as universidades retomam as aulas e as atividades associadas. Para educandos e educadores este mês representa um recomeço académico, novas oportunidades de aprendizagem e o momento de definir metas educativas.


3. Renovação pessoal. Para muitos, setembro é o momento mais indicado para definir novas metas pessoais, retomar hábitos de vida saudáveis ou procurar oportunidades de trabalho. Nesta altura, o fim do ano está a aproximar-se e as pessoas, frequentemente, sentem-se motivadas para fazer mudanças positivas nas suas vidas.


4. Clima ameno. Em muitas regiões, setembro é um mês com clima ameno e agradável. Isto encoraja as pessoas a passarem mais tempo ao ar livre, sem passarem por dias demasiado quentes. Estas sentem-se com mais vontade de usufruir dos dias e refletir em novos começos.


5. Mês culturalmente significativo. Um pouco por todo o país, setembro está associado a festivais regionais, celebrações religiosas ou eventos culturais. Em setembro dá vontade de reencontrar amigos, conhecidos, com ânimo e vontade de se reunirem, celebrarem e envolverem em novas experiências.


6. Inspiração da Natureza. A mudança nas cores das folhas das árvores e a preparação para o inverno na natureza podem servir como metáforas para a renovação pessoal e a busca por novos começos na vida das pessoas.

Assim, a combinação de fatores como o regresso às aulas, a mudança de estação, a cultura e a reflexão sobre metas pessoais, fazem de setembro um mês de recomeço, renovação e novas oportunidades. É por isso um bom momento para definir metas, fazer planos e trabalhar em direção a um futuro melhor.

26 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como ajudar os jovens a lidar com a frustração

Quando os jovens se sentem frustrados é crucial entender a fonte da frustração e ajudá-los a desenvolver mecanismos saudáveis para lidar com ela. Várias são as situações que podem causar frustração no

Comments


bottom of page