top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

“Sou vítima de Bullying… O que posso fazer?”


Olá!


Sinto muito por estares a ser vítima de Bullying, pela dor que estás a passar, pelas emoções de medo e angústia que te acompanham e pela desesperança que te tolda a vontade de seres feliz.


Mesmo sendo uma vítima desta situação, tu és também responsável por te libertares e ultrapassares essa situação. Deixo-te algumas estratégias que te podem ajudar:


1. Conversa com um adulto de confiança. Fala com um adulto em quem confies sobre o que estás a passar. Podem ser os teus pais, um professor, um psicólogo ou outro adulto de referência para ti. Eles dão-te apoio emocional e orientação sobre como lidar com a situação.


2. Mantém um registo. Anota os detalhes sobre os incidentes de Bullying, incluindo datas, locais, pessoas envolvidas e o que aconteceu. Ter um registo pode ser útil para apresentar a autoridades escolares ou judiciais, se for necessário.


3. Fala com os teus pais/responsáveis sobre a situação pela qual estás a passar. Eles podem ajudar-te a tomar medidas para resolver o problema.


4. Informa a tua escola. A escola detém a responsabilidade de garantir um ambiente seguro para os alunos e pode tomar medidas para abordar a situação.


5. Procura apoio emocional. Fala com o psicólogo da escola ou exterior a ela sobre o que estás a sentir e sobre as experiências sobre o Bullying pelas quais estás a passar. Ele ajuda-te a lidar com a ansiedade e a angústia que estás a vivenciar.


6. Evita confrontações diretas. Embora seja importante falar sobre o Bullying evita confrontar diretamente os agressores pois isso pode piorar a situação. Em vez disso concentra-te em procurar ajuda de adultos e autoridades escolares.


7. Conhece os teus direitos. Familiariza-te com as políticas anti-bullying da tua escola e os direitos dos estudantes. Desta forma podes entender melhor como a escola deve lidar com o Bullying.


8. Cria uma rede de apoio. Tenta aproximar-te de colegas que possam estar a passar por uma situação semelhante. Ter amigos de confiança também fornece apoio emocional.


9. Aprende a adquirir competências assertivas para lidar com episódios de Bullying desde ignorar comentários ofensivos, manter uma postura confiante e procurar ajuda quando necessário.


10. Mantém-te seguro. Prioriza a tua segurança. Se te sentires fisicamente ameaçado, informa imediatamente um adulto e as autoridades competentes.


Lembra-te que o Bullying não é aceitável em qualquer circunstância!


Tu tens o direito a um ambiente escolar seguro. Não hesites em procurar ajuda e apoio de adultos de confiança e autoridades escolares para superar esta situação.

57 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A primavera chegou! Como “viver ao sabor” da estação

A primavera chegou e com ela o sol (embora nem sempre manifestado nos últimos tempos), os dias maiores, o despertar de alguns animais e o colorido das flores. Sendo nós parte integrante da Natureza e

Comments


bottom of page