top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

A Adolescência: Uma Montanha Russa de Emoções

A Adolescência é uma fase do desenvolvimento humano, pautada por mudanças e inquietações. O adolescente frequentemente está em conflito consigo próprio, não sabe quem é, percebe que já não é criança, mas não sabe bem quem é, por ainda não se sentir adulto. Esta é, por isso, uma fase confusa, pouco clara e de experimentação.


Etimologicamente, o termo “adolescente” deriva do latim “adolescere”, que significa “alimentar”, “necessidade de descobrir o mundo” e até “crescer com dor”. Efetivamente, nesta fase, o jovem deixa a infância e começa e entrar na adultez. Contudo, ele não sabe bem quem é, sente-se perdido nessa transição, entre um mundo infantil de brincadeiras, jogos, poucas responsabilidades e um mundo adulto com diversas atrações.


A nível físico, é comum os jovens sentirem-se desconfortáveis com as mudanças que estão a surgir. É a chamada fase da Puberdade, com o aumento do tecido adiposo, muscular e ósseo, o surgimento de pelos púbicos, o aumento dos seios (no sexo feminino), a modificação da voz (no sexo masculino) e o aumento do sono e do apetite.


Paralelamente às mudanças físicas, as mudanças psicoemocionais são significativas e, não poucas vezes, desconfortáveis para o próprio. Para o adolescente tudo tem tamanhos amplificados, com problemas únicos e insolúveis e, geralmente, incompreendidos pelo mundo, em particular, pelos adultos que o rodeiam. Uma simples chamada de atenção é o suficiente para o “bater de porta”, gritos, declarações de ódio e reclusão. Contudo, em poucos minutos torna-se alegre, carinhoso, brincalhão e cheio de vontade para mudar o mundo! Trata-se, por isso, de uma fase equivalente a uma montanha-russa de emoções!


Aos adultos compete compreender estas mudanças, escutar os adolescentes garantir-lhe que também esta montanha-russa passará e dará lugar a uma época mais calma, tranquila e com mais certezas de quem é!

143 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A Dança da Liberdade

Alexandra Gomes E porque nesta semana celebra-se a Liberdade, segue um poema dedicado ao privilégio que é viver em liberdade! A Dança da Liberdade No vasto campo da liberdade dançamos, Nossos passos l

A Liberdade e os Jovens da atualidade

“A verdadeira liberdade consiste apenas em fazer o que devemos fazer, sem sermos obrigados a fazê-lo” Jonathan Edwards Comemorar os 50 anos da Revolução do 25 de abril é uma oportunidade significativa

bottom of page