top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

A importância do desenvolvimento das life skills

O desenvolvimento humano compreende a aquisição e o trabalho de dois tipos de competências, de skills: as hard skills e as soft skills.


As hard skills referem-se às competências que são aprendidas em contextos formais de educação e que permitem o acesso ao mercado de trabalho. Contudo, estas competências por si só, são insuficientes. Atualmente, a contratação para um posto de trabalho, prioriza as soft skills do colaborador, em detrimento das hard skills, por representarem características promotoras da estabilidade profissional que se pretende de um colaborador. O sucesso profissional não depende, apenas, das competências técnicas mas também das competências de vida – life skills.


Umas das mais importantes soft skills, sendo também das mais desafiantes, são as habilidades emocionais pessoais de cada um, isto é, a capacidade em identificar, conhecer, controlar e regular as próprias emoções.


Trabalhar a Inteligência Emocional implica o desenvolvimento de duas das múltiplas inteligências apresentadas por Howard Gardner (1983), na sua “Teoria das Inteligências Múltiplas”: a Inteligência Intrapessoal – a capacidade que tem para lidar consigo próprio – e a Inteligência Interpessoal – a capacidade que tem para lidar com o outro.


Ao serem trabalhadas as próprias emoções, o indivíduo desenvolve a sua autogestão, isto é, a capacidade que tem em controlar os próprios impulsos, e adquire ou valida competências pessoais como a autoconfiança, a integridade

Psico-emocional, a resiliência, a gestão pessoal, a auto-motivação e a determinação pessoal.


À medida que o indivíduo vai trabalhando as suas competências emocionais, mais facilmente: compreende o contexto em que se integra; acolhe a situação vivenciada e mesmo não se identificando com ela, identifica o que quer mudar; aprende a gerir conflitos; desenvolve competências de escuta ativa, e; consegue expor as próprias ideias.


Por estes motivos, a inclusão no currículo escolar, de uma área de formação relacionada com a Inteligência Emocional, assume uma importância determinante no sucesso pessoal e académico de todos os alunos.


64 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como atuar quando as crianças têm pesadelos frequentes?

Como foi referido num artigo anterior, os pesadelos recorrentes em crianças podem ser causados por uma variedade de fatores, perante os quais é necessário atuar com sensibilidade e cuidado, de forma a

Comments


bottom of page