• Pedro Botelho

A Importância dos Bons Hábitos Alimentares na Adolescência

A adolescência é uma fase extremamente importante da vida de qualquer pessoa. Caracteriza-se pelas intensas transformações físicas, comportamentais e psicológicas do indivíduo.


Durante esse período, devemos ter especial atenção com a alimentação dos nossos filhos, pois as necessidades nutricionais de macro e micronutrientes, ou seja, hidratos de carbono, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, encontram-se aumentadas devido às necessidades decorrentes do seu crescimento.


Por outro lado, é um período que requer cuidado, já que vários fatores começam a interferir na escolha alimentar do jovem. De entre os mesmos, salientamos os fatores psicológicos, culturais e socioeconómicos. A forma como os adolescentes se alimentam, influencia diretamente a maneira como estes são vistos pelos colegas e como eles próprios se veem no mundo.

Por isso, é muito importante que a introdução alimentar e a alimentação durante a infância sejam consistentes e variadas, visto que esse processo facilitará a fase subsequente, pois agora será mais difícil para o jovem modificar o seu paladar e gostos.

O elevado consumo de alimentos processados ricos em calorias, açúcares, gorduras e sódio e o grande consumo de refrigerantes, poderão afetar diretamente não só o seu correto desenvolvimento como também a sua composição corporal.


A alimentação saudável para jovens deve ser uma extensão da alimentação de toda a família. Seja criança ou adolescente, é importante salientar que os adultos são os seus exemplos, por isso é fundamental olhar para os hábitos da família como um todo.


55 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O Cálcio – elemento essencial para o crescimento

Continuando a nossa viagem pelos elementos que se configuram como indispensáveis para o crescimento na infância, hoje é a vez de falarmos sobre o cálcio. O cálcio é considerado essencial para o cresci

A Vitamina D e o seu papel fundamental no crescimento

A vitamina D tem como grande função a promoção da fixação do cálcio, solidificando a estrutura óssea. Este nutriente desempenha um papel estratégico na atividade de sistemas tais como o imunológico, o