top of page
  • Alexandra Gomes

As emoções mais presentes no Natal

Nestes dias, mais do que nos obrigarmos a sermos felizes, importa presentearmo-nos com TEMPO.


Tempo para sentir.


Esta não é uma época necessariamente feliz para todos, por variadas razões. Cada um tem emoções e sensações diferentes, dependendo dos acontecimentos mais recentes que tenham pautado a sua vida.


Por tudo o que esta época oferece, desde luzes, presentes, festas e reuniões familiares, é mais fácil que prevaleçam emoções positivas. No entanto, tudo depende de como se percebe e vive esta época do ano.


Uma das emoções mais vivenciadas nesta época é a ansiedade, que aparece por vários motivos: a conclusão de demandas profissionais, as reuniões e os jantares de natal, as compras de presentes e lembranças, etc..


Por estes motivos andamos mais ansiosos e, não poucas vezes, frustrados, por mais um ano se repetir esta azáfama, a qual queríamos que fosse diferente.


Além disso, de perdemos alguém recentemente ou passámos por uma separação, é mais difícil vivenciar o espírito natalino e corresponder às expectativas dos outros.


Acima de tudo, é importante que, nesta altura do ano, dediquemos tempo a identificar o que sentimos e refletir sobre o que está a provocar em nós essa emoção. É importante compreender as emoções, permitir senti-las e fazer o que estiver ao nosso alcance para geri-las e vivê-las da forma mais saudável possível.


Não é bom para nós “obrigarmo-nos” a estar felizes só porque “é assim que se deve estar”. Devemos sim, aceitar as nossas emoções, integrá-las e adaptarmo-nos à situação da melhor forma possível.


As emoções podem ser muito diversas na época do Natal, podendo até ser ambíguas para a mesma pessoa e gerando sentimentos confusos. Tudo passa por aceitar, respeitar e acreditar que as emoções negativas também vão passar. Basta acolhê-las.



54 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Ser Humano significa ter e colocar ao seu serviço qualidades que lhe vão permitir ser bem-sucedido nas dimensões da sua vida, na sua forma de estar e viver. A vida é um ciclo de mudanças e transformaç

Um novo ano está a ser iniciado e, com ele, um novo Ciclo se renova, dando a possibilidade de refletir sobre as intenções a colocar em prática. Nas primeiras semanas o entusiasmo com a concretização d

A época Natalícia é uma data muito especial, aguardada por muitas pessoas. Nesta época a azáfama de cumprir várias tradições, desde a decoração da casa, a compra dos presentes, os jantares de Natal e

bottom of page