top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Como podem os pais comunicar com o seu Adolescente

A adolescência é uma das fases desenvolvimentais que mais ajustes exige na parentalidade. É esperado que os pais consigam acompanhar todas as mudanças que caracterizam esta fase, particularmente o desenvolvimento específico dos filhos e ads suas características individuais.


Nesta fase, por estes motivos, a comunicação entre pais e filhos assume especial importância.


Embora não o possam manifestar expressamente, o adolescente deseja o amor e o afeto dos pais e precisam das suas orientações, validadas através da comunicação.


O adolescente precisa de ser escutado, compreendido, empatizado e reconhecido. Para o conseguir, os pais devem adotar algumas estratégias, facilitando o processo de comunicação intergeracional. Assim, é importante:


- Falar com o filho sempre que puder (mesmo quando este parece não querer conversar), aproveitando, por exemplo, a viagem de carro, as idas às compras…


- Responder às questões do filho, honesta e assertivamente, pedindo-lhe a sua opinião sobre o assunto e escutando as suas respostas.


- Encorajar o filho a fazer “intervalos de notícias”, sempre que estiver a assistir a notícias televisivas, jornais, revistas… As notícias podem ser ativadores de discussões construtivas entre os elementos familiares.


- Ser firme e compreensivo simultaneamente, perante respostas mais agressivas e menos tolerantes do adolescente.


Esta é uma fase desafiante na díade comunicacional entre pais e filhos e, muitas vezes, o conflito resulta da persistência e da capacidade argumentativa do adolescente.


Embora estes confrontos gerem desconforto nos pais, devem ser perspetivados por estes como oportunidades para o adolescente expressar e defender as suas posições, num ambiente protegido.


56 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como pode a escola formar alunos felizes?

A escola desempenha um papel crucial na formação de alunos felizes, não apenas fornecendo conhecimento académico, mas também promovendo competências sociais, emocionais e pessoais. Várias são as estra

Como gerir a pressão nos períodos de avaliação

Os períodos de avaliação representam um momento inquietante para os alunos e gerador de uma sintomatologia ansiogénica inevitavelmente prejudicial. Lidar com a pressão nos períodos de avaliação é desa

bottom of page