A adolescência é uma das fases desenvolvimentais que mais ajustes exige na parentalidade. É esperado que os pais consigam acompanhar todas as mudanças que caracterizam esta fase, particularmente o desenvolvimento específico dos filhos e ads suas características individuais.
Nesta fase, por estes motivos, a comunicação entre pais e filhos assume especial importância.
Embora não o possam manifestar expressamente, o adolescente deseja o amor e o afeto dos pais e precisam das suas orientações, validadas através da comunicação.
O adolescente precisa de ser escutado, compreendido, empatizado e reconhecido. Para o conseguir, os pais devem adotar algumas estratégias, facilitando o processo de comunicação intergeracional. Assim, é importante:
- Falar com o filho sempre que puder (mesmo quando este parece não querer conversar), aproveitando, por exemplo, a viagem de carro, as idas às compras…
- Responder às questões do filho, honesta e assertivamente, pedindo-lhe a sua opinião sobre o assunto e escutando as suas respostas.
- Encorajar o filho a fazer “intervalos de notícias”, sempre que estiver a assistir a notícias televisivas, jornais, revistas… As notícias podem ser ativadores de discussões construtivas entre os elementos familiares.
- Ser firme e compreensivo simultaneamente, perante respostas mais agressivas e menos tolerantes do adolescente.
Esta é uma fase desafiante na díade comunicacional entre pais e filhos e, muitas vezes, o conflito resulta da persistência e da capacidade argumentativa do adolescente.
Embora estes confrontos gerem desconforto nos pais, devem ser perspetivados por estes como oportunidades para o adolescente expressar e defender as suas posições, num ambiente protegido.
Kommentare