• Alexandra Gomes

Como podem os pais comunicar com o seu Adolescente

A adolescência é uma das fases desenvolvimentais que mais ajustes exige na parentalidade. É esperado que os pais consigam acompanhar todas as mudanças que caracterizam esta fase, particularmente o desenvolvimento específico dos filhos e ads suas características individuais.


Nesta fase, por estes motivos, a comunicação entre pais e filhos assume especial importância.


Embora não o possam manifestar expressamente, o adolescente deseja o amor e o afeto dos pais e precisam das suas orientações, validadas através da comunicação.


O adolescente precisa de ser escutado, compreendido, empatizado e reconhecido. Para o conseguir, os pais devem adotar algumas estratégias, facilitando o processo de comunicação intergeracional. Assim, é importante:


- Falar com o filho sempre que puder (mesmo quando este parece não querer conversar), aproveitando, por exemplo, a viagem de carro, as idas às compras…


- Responder às questões do filho, honesta e assertivamente, pedindo-lhe a sua opinião sobre o assunto e escutando as suas respostas.


- Encorajar o filho a fazer “intervalos de notícias”, sempre que estiver a assistir a notícias televisivas, jornais, revistas… As notícias podem ser ativadores de discussões construtivas entre os elementos familiares.


- Ser firme e compreensivo simultaneamente, perante respostas mais agressivas e menos tolerantes do adolescente.


Esta é uma fase desafiante na díade comunicacional entre pais e filhos e, muitas vezes, o conflito resulta da persistência e da capacidade argumentativa do adolescente.


Embora estes confrontos gerem desconforto nos pais, devem ser perspetivados por estes como oportunidades para o adolescente expressar e defender as suas posições, num ambiente protegido.


Fonte: Comunicar com o Meu Filho Adolescente - Escola SaudávelMente (escolasaudavelmente.pt)

49 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

A felicidade de ter um filho e o desejo que ele cresça e seja feliz é grandioso e sem limites. O amor é incondicional e o medo que algo de mal lhe aconteça é diretamente proporcional. As emoções sobre

As crianças, como seres especiais e únicos que são, comunicam das mais variadas formas, seja através do comportamento ou da postura corporal, seja através de brincadeiras ou até mesmo de uma linguagem

“A educação financeira é um elemento fundamental na educação”. Quem o diz são os autores da obra literária, intitulada “Educação Financeira na Escola” (Ed. Paco & Littera). Conceitos como “endividamen