top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Como podem os pais comunicar com o seu Adolescente

A adolescência é uma das fases desenvolvimentais que mais ajustes exige na parentalidade. É esperado que os pais consigam acompanhar todas as mudanças que caracterizam esta fase, particularmente o desenvolvimento específico dos filhos e ads suas características individuais.


Nesta fase, por estes motivos, a comunicação entre pais e filhos assume especial importância.


Embora não o possam manifestar expressamente, o adolescente deseja o amor e o afeto dos pais e precisam das suas orientações, validadas através da comunicação.


O adolescente precisa de ser escutado, compreendido, empatizado e reconhecido. Para o conseguir, os pais devem adotar algumas estratégias, facilitando o processo de comunicação intergeracional. Assim, é importante:


- Falar com o filho sempre que puder (mesmo quando este parece não querer conversar), aproveitando, por exemplo, a viagem de carro, as idas às compras…


- Responder às questões do filho, honesta e assertivamente, pedindo-lhe a sua opinião sobre o assunto e escutando as suas respostas.


- Encorajar o filho a fazer “intervalos de notícias”, sempre que estiver a assistir a notícias televisivas, jornais, revistas… As notícias podem ser ativadores de discussões construtivas entre os elementos familiares.


- Ser firme e compreensivo simultaneamente, perante respostas mais agressivas e menos tolerantes do adolescente.


Esta é uma fase desafiante na díade comunicacional entre pais e filhos e, muitas vezes, o conflito resulta da persistência e da capacidade argumentativa do adolescente.


Embora estes confrontos gerem desconforto nos pais, devem ser perspetivados por estes como oportunidades para o adolescente expressar e defender as suas posições, num ambiente protegido.


56 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como atuar quando as crianças têm pesadelos frequentes?

Como foi referido num artigo anterior, os pesadelos recorrentes em crianças podem ser causados por uma variedade de fatores, perante os quais é necessário atuar com sensibilidade e cuidado, de forma a

Comments


bottom of page