• Pedro Botelho

Dicas para uma Alimentação Saudável nos Adolescentes (parte 1)

Preferir uma alimentação variada:

Uma alimentação saudável para jovens inclui os alimentos de todos os grupos.

Além disso, o adolescente deve dar preferência à água e diminuir o consumo de refrigerantes, sumos embalados, guloseimas e snacks.

Deve evitar ter esse tipo de alimentos em casa, podendo somente comprar ocasionalmente quando tiver vontade.


Estabelecer o diálogo


É muito importante conversar com os seus filhos. Oriente-os para a importância das escolhas nutricionais corretas quando estiver no supermercado, estando atentos aos rótulos dos alimentos. O discurso deve ser positivo, privilegiando a melhor alimentação em vez de os pressionar a comer menos.


Preferir os alimentos “verdadeiros”

São os produtos frescos do supermercado ou da feira. O consumo de frutas, legumes e verduras deve sempre ser incentivado, e assim como foi feito na infância, estes alimentos precisam de uma apresentação diferente, inovadora e saborosa.

Convide os seus filhos para ajudar na preparação das refeições ou para acompanhar nas compras, pois quanto mais nos conectamos com os alimentos, mais beneficiada será a nossa relação com a comida.

Já o consumo de fritos, de bebidas açucaradas e de produtos muito industrializados deve ser desencorajado, sempre tendo cuidado para não os culpar caso isso venha a ocorrer. Deve privilegiar opções caseiras e confeções como os cozidos ou os assados com pouca gordura.


53 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

“A educação financeira é um elemento fundamental na educação”. Quem o diz são os autores da obra literária, intitulada “Educação Financeira na Escola” (Ed. Paco & Littera). Conceitos como “endividamen

Não são poucos as crianças e os jovens que manifestam dificuldade em fazer amigos. Algo que deveria ser espontâneo e que, para alguns, é tão natural, para outros torna-se uma tarefa hercúlea e inibido

Chegou o verão! Com ele chegaram as férias escolares, os dias longos, as noites quentes, o simplesmente estar e o descansar de um ano com resquícios pandémicos! Passados 2 longos anos, ainda que o vír