top of page
  • Foto do escritorAlexandra Gomes

Estado “flow”: quando me sinto capaz de controlar as minhas aptidões


Estar em Estado “Flow” ou em estado de “Fluxo”, significa quando a pessoa se sente capaz de controlar as suas aptidões, estando totalmente entregue ao que a faz sentir bem, estando consciente das suas competências e habilidades e desempenhando as tarefas, dando o melhor de si, nas condições que tem, enquanto não tem melhores condições para fazer melhor ainda.


O estado “Flow” aplica-se na vida profissional e em momentos de lazer.


De acordo com a investigação, sentir-se em estado “Flow” traz mais qualidade de vida e felicidade para o dia a dia, diminuindo consideravelmente os níveis de distresse (stresse prejudicial).


Para encontrar e vivenciar nesse estado de fluxo, seguem-se 3 dicas que podem ajudar:


· Colocar as competências pessoais em prática. Fazer uma lista das aptidões pessoais em que tem mais facilidade. Em seguida basta praticá-las e, assim, mobilizar a própria energia criativa para desenvolver novos projetos.


· Desenvolver a concentração. É necessário desligar-se e focar-se na própria tarefa. Desenvolver a concentração e o foco exige persistência e um treino constante. Este treino pode ser ativado através da prática da meditação, do ioga, de exercício físico, jogos ou da respiração.


· Encontrar um propósito. fazer o que se gosta faz toda a diferença no foco e na motivação pessoais. Existem atividades capazes de bater o coração mais forte, que dão ânimo e vontade de realizar. O ideal é que essas atividades integrem a prática profissional. Caso contrário, então há que as procurar fora dele, sendo através de uma atividade extralaboral, seja através do voluntariado.


32 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Como ajudar os jovens a lidar com a frustração

Quando os jovens se sentem frustrados é crucial entender a fonte da frustração e ajudá-los a desenvolver mecanismos saudáveis para lidar com ela. Várias são as situações que podem causar frustração no

Comentarios


bottom of page