• Alexandra Gomes

O Halloween e a Pedagogia Infantil

O Halloween, sendo uma data comemorativa multicultural onde se homenageiam os que morreram, fascina crianças, jovens e adultos.


Apesar de ter origem pagã, os cristãos incluem a data nos seus calendários oficiais por ser quando relembram carinhosa e respeitosamente os entes queridos que faleceram. Por isso, nesta época, é interessante trabalhar com os alunos temas tão delicados como a morte, a espiritualidade, a perda, o luto, o medo, as diferentes religiões, e o multiculturalismo.


Tendo como base os conteúdos a serem trabalhados, as múltiplas atividades a desenvolver representam uma oportunidade para:

- Desenvolver o raciocínio crítico, a capacidade de interpretação e a abstração;

- Estimular a criatividade;

- Desenvolver a estimular o respeito por várias culturas, tradições e religiões;

- Proporcionar diversas perspetivas para interpretar a realidade;

- Trabalhar a linguagem oral e escrita.


Num primeiro momento cada aluno pode partilhar o conhecimento prévio que tem sobre a especificidade do que vai ser trabalhado. Depois, podem ser pesquisadas músicas sobre o tema, elaboradas receitas culinárias, visualizados filmes e trabalhada cuidadosamente a questão da morte.


Desta forma a pedagogia é integrada ludicamente numa temática de interesse para os mais novos e assim otimizado o processo de ensino aprendizagem.

77 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

O desgaste que é provocado pelo exercício da atividade de ensino, tem impacto significativos na saúde mental dos professores, sendo, por isso, importante que sejam aplicadas metodologias e abordagens

Estamos em Dezembro! Os dias estão menos claros, a chuva marca o seu lugar e o frio, timidamente, tenta aparecer e ficar, mas ainda por breves momentos. Seja de que forma for, por entre resquícios pa

Quando se fala em Bullying, espontaneamente considera-se como sendo uma realidade grave entre crianças. Mas o Bullying é também uma realidade entre os adultos, particularmente entre os professores, co